Casos mais adiantados são da beata Joana Princesa, Irmã Lúcia e Padre Cruz e pode ser criado um serviço na CEP que «trate exclusivamente as causas dos santos»
Paulo Rocha, enviado da Agência Ecclesia ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 23 mai 2024 (Ecclesia) – Os bispos de Portugal participaram hoje numa reunião no Dicastério das Causas dos Santos, no contexto da visita ‘Ad Limina’ aos organismos da Santa Sé, e inteiraram-se dos 32 processos de canonização em curso referentes a 13 dioceses.
D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade disse que algumas causas podem estar “em breve” mais concretizadas, na beatificação como na canonização, nomeadamente os processos da beata Joana Princesa, da Irmã Lúcia e do Padre Cruz.
“Algumas destas causas já estão canonizadas pelo povo, mas falta essa validação da Santa Sé, do Papa, para incorporar no álbum dos santos. E outros de interesse também nacional, como o Padre Américo, a Beata Alexandrina”, indicou D. José Cordeiro.
O também arcebispo de Braga lembrou a canonização de São Bartolomeu dos Mártires, que “motivou muito a linha pastoral, espiritual, da Igreja presente em Portugal”, assim como a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
Após o diálogo no Dicastério das Causas dos Santos, D. José Cordeiro referiu que surgiu a necessidade de ser criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) “um serviço que trate exclusivamente as causas dos santos”, para que possam aparecer “mais causas de fiéis leigos, homens e mulheres, que não sejam fundadores de institutos de Vida Consagrada, de congregações, bispos ou padres”.
“Não sendo fundador de um instituto de Vida Consagrada ou um bispo, é mais difícil que uma diocese proponha esse processo. Por isso, compete-nos a nós, aos bispos, promover esse exemplo de fiéis leigos na política, na família, na economia, em muitas outras realidades”, indicou.
D. José Cordeiro disse que um serviço da CEP para tratar de causas de canonização é “uma proposta que agora a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa terá de considerar e seria muito bom que tal acontecesse para coordenar todos estes processos”.
O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade referiu também a ideia de criar um lugar de formação sobre processos de canonização, na Faculdade de Teologia ou no Instituto de Direito Canónico, da Universidade Católica Portuguesa.
O arcebispo de Braga lembrou que a formação permitiria que mais pessoas “pudessem acompanhar estes processos nas dioceses” e se promovesse um “caminho pastoral, teológico, espiritual, da santidade em Portugal, porque há milhares e milhares de santos e santas”.
D. José Cordeiro informou também que, após um interregno, a língua portuguesa voltou a ser uma das línguas oficiais no Dicastério das Causas dos Santos.
A visita ‘Ad Limina’ dos bispos de Portugal termina esta sexta-feira, com a celebração de uma Missa na cripta da Basílica de São Pedro e um encontro com o Papa Francisco.
De acordo com o Gabinete de Comunicação da CEP, participam na visita ‘Ad Limina’ 20 bispos diocesanos, 5 bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja e 2 bispos eméritos e o secretário, padre Manuel Barbosa.
PR