Santarém: Museu Diocesano convida a visita reinterpretada com o tema «Li Verdade – Palavras de Arte e Liberdade»
Santarém, 17 mai 2024 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém convida, este sábado, no Dia Internacional dos Museus, a uma visita reinterpretada com o tema “Li Verdade – Palavras de Arte e Liberdade”, com início às 15h30.
“Estar em Santarém significa respirar o advento da ‘Revolução dos Cravos’’”, assinala uma nota enviada à Agência ECCLESIA, propondo, a par da exposição “Liberdade Garantida“, inaugurada a 20 de abril de 2024, “uma reflexão sobre o tema, a partir de vários textos, muitos deles adaptadas em poemas e canções que se tornaram símbolo da Liberdade”.
Ana da Silva, do Instituto Politécnico de Leiria, Marco Daniel Duarte, diretor do museu do Santuário de Fátima, e Nuno Domingos, vereador da cultura da Câmara Municipal de Santarém, são os três convidados que vão partilhar reflexões sobre os temas em presença.
O Museu Diocesano de Santarém assinala que a “liberdade é um direito que surge inúmeras vezes referenciado nos textos bíblicos, estando, portanto, subjacente à maioria dos temas representados na arte”.
“Essa mesma iconografia pode tornar-se, hoje, fonte de reflexão para os problemas da sociedade em que vivemos, contribuindo para valores de tolerância, partilha e acolhimento, tão necessários nas comunidades onde nos inserimos”, destaca.
A visita é aberta “ao público de todas as idades” e o acesso é gratuito mediante reserva, que pode ser feita através do e-mail geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telefone 243304065.
LJ