Fátima: Arcebispo de Barcelona preside à Peregrinação Internacional do 13 de maio
Fátima, 12 mai 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Barcelona (Espanha), cardeal Juan José Omella, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de maio, a primeira do ano, que leva milhares de pessoas à Cova da Iria.
O Santuário de Fátima recorda que o arcebispo espanhol esteve em Portugal, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023) e “enalteceu o acolhimento português aos jovens espanhóis”.
A peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima faz memória da primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917, quando pediu: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
“Volvidos 107 anos, o desafio de orar é tão atual quão necessário. A isso convida o programa que aguarda os peregrinos na Cova da Iria, a 12 e 13 de maio, com oração coletiva, mas também com momentos de silêncio e introspeção”, acrescenta o santuário mariano.
Nesta peregrinação de maio assinala-se também o 7.º aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto, “os mais jovens santos não-mártires da Igreja”, pelo Papa Francisco no dia a 13 de maio de 2017.
A gestão da chegada de peregrinos a Fátima é feita pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
Nos dias 12 e 13 de maio, Proteção Civil e GNR vão também reforçar os meios no caminho dos Pastorinhos, nos Valinhos, e em Aljustrel, junto às casas dos Pastorinhos.
O Santuário de Fátima divulgou também o programa celebrativo, que começou às 07h30 desde domingo.
Destaca-se, nesse primeiro dia o Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas, às 21h30, uma hora depois a Celebração da Palavra, no Recinto de Oração, e a procissão do silêncio, às 23h00; no dia 13 de maio, a principal celebração, no Altar do Recinto de Oração, começa às 10h00, com procissão, a Missa e bênção dos doentes e a procissão do adeus.
D. Juan José Omella, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (2020-2024), ordenado presbítero a 20 de setembro de 1970, foi nomeado bispo auxiliar de Saragoça, em julho de 1996, e nomeado bispo de Barbastro-Monzón, a 27 de outubro de 1999; o Papa Francisco nomeou-o arcebispo de Barcelona, a 6 de novembro de 2015, e foi criado cardeal no consistório de 28 de julho de 2017.
CB/OC