E preside à Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima, em Wiltz, esta quinta-feira
Lisboa, 08 mai 2024 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça profere hoje, dia 8 de maio, uma conferência sobre ‘A língua portuguesa é frátria, mátria e pátria’, pelas 16h00 locais (menos uma hora em Lisboa), no Luxemburgo.
A reflexão do cardeal português, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), realiza-se no Centro Cultural Português – Camões no Luxemburgo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A conferência ‘A língua portuguesa é frátria, mátria e pátria’, de D. José Tolentino Mendonça, realiza-se em colaboração com a Embaixada de Portugal no Luxemburgo, país onde existe uma Missão Católica Portuguesa.
A iniciativa está integrada na celebração do ‘Dia Mundial da Língua Portuguesa’, que se comemora anualmente a 5 de maio; esta data foi proclamada pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2019, na sua 40ª sessão da Conferência Geral.
A Missão Católica de Língua Portuguesa Sul Luxemburgo informa que arquidiocese Luxemburgo convidou também o cardeal D. José Tolentino Mendonça para presidir à 56.ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora (Notre-Dame) de Fátima, em Wiltz, esta quinta-feira, dia 9 de maio, feriado da Ascensão do Senhor.
Segundo a missão católica, ainda que esta quarta-feira, 8 de maio, após a conferência, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação vai estar na Eucaristia das 18h30, na igreja de Bonnevoie, na cidade do Luxemburgo, e convida “todos os emigrantes da Região Autónoma da Madeira para saudar” D. José Tolentino Mendonça, “seu conterrâneo”.
LFS/CB