Leiria, 03 mai 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e o Pólo de Leiria do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais promovem hoje, dia 3 de maio, a primeira conferência sobre economia social.
A conferência “Organizações de Intervenção Social – Missão e Futuro” tem como objetivo ser uma ocasião de “debate e partilha de assuntos estruturantes” para o setor, decorre no Centro Paulo VI, no Santuário de Fátima, entre as 09h00 e as 18h00.
De acordo com um comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, durante a manhã desta sexta-feira, vão estar em debate temas como “Missão e Futuro, Sustentabilidade, Desafios e Resiliência”.
A tarde de trabalhos da conferência vai ser para realizar “conjunto de workshops sobre diversas áreas, como a Liderança, Gestão Estratégica, Projetos Sociais, entre outros”.
“A iniciativa tem como propósito de discutir os tópicos mais prementes das Organizações de Intervenção Social, trazendo a palco oradores/as das diferentes áreas em análise para debater e antever o futuro das organizações de intervenção social”, acrescenta o comunicado.
António Bagão Félix, antigo ministro da Segurança Social e do Trabalho e também das Finanças e da Administração Pública, Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, e Manuel Maio, da Cooperativa António Sérgio, são alguns dos conferencistas.
O programa inclui ainda nomes como Ricardo Pocinho, presidente e coordenador cientifico da Associação Nacional de Gerontologia Social e Docente da ESECS-IPL, Alexandra Neves, representante regional do centro – Portugal Inovação Social, Rui Santos, Cristóvão Margarido e Tânia Santos, docentes da ESECS-IPL e investigadores da CICS-NOVA, que irão dinamizar os workshops no período da tarde.
Patrícia Duarte, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, modera os painéis da manhã e as conclusões dos workshops do período da tarde.
PR