Braga: «Envolver para melhor viver» é o mote das II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência

Braga, 11 mai 2024 (Ecclesia) – A Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese Braga promove este sábado, pelas 9h30, no Auditório Vita daquela cidade, as II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência.

Com o tema “Envolver para melhor viver”, o encontro pretende “desmistificar ideias e preconceitos que, por vezes, pairam, carregando as vidas das pessoas que padecem de determinada condição”, informa o departamento da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de Braga.

De acordo com a nota enviada à Agência ECCLESIA, a iniciativa destina-se a “toda a comunidade em geral, pessoas com ou sem deficiência, desde jovens a mais experientes, pessoas ligadas, ou não, à Igreja, catequistas, párocos, entre outros”.

O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e a coordenadora nacional da Pastoral da Deficiência dão início ao encontro com o acolhimento e apresentação, às 9h30.

As jornadas de reflexão vão incluir a participação da ex-secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, que pelas 10h00, em conferência plenária vai abordar a “Resiliência e integração da pessoa com deficiência”.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social intervém no encontro às 11h, seguido de quatro workshops, nos quais vão intervir “personalidades que, de alguma forma, têm uma vivência com a deficiência, deixando o seu testemunho sobre a forma de lidar com a mesma e sob um contexto e ponto de vista da fé cristã, tendo em conta os seus pilares e os desafios que o mundo nos traz”, adianta a organização.

O momento vai ser protagonizado por Manuela Cunha, que aborda a ‘Deficiência e Afetividade’ (Workshop 1), por Inês Dias Silva, que conduz o tema “Deficiência e Espiritualidade” (Workshop 2), a que se juntam ainda Maria do Carmo Diniz que fala sobre a ‘Deficiência e Integração Eclesial’ (Workshop 3), e Manuela Oliveira que orienta o momento sobre ‘Deficiência e acessibilidade em Igreja’ (Workshop 4).

Depois do almoço, decorre o segundo grande momento do dia de cariz cultural, “onde a arte se fará expressar através da música, dança e teatro por pessoas especiais de diversas instituições”, revela o departamento da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de Braga.

O programa termina com a eucaristia, presidida às 17h pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, na Capela da Imaculada Conceição, no Espaço Vita.

A iniciativa enquadra-se no plano de atividades da Pastoral das Pessoas com Deficiência de Braga e “visa a interação com as diversas instituições de apoio à deficiência, eclesiais e civis a trabalhar na região da arquidiocese; e a reflexão sobre temas inerentes às pessoas com deficiência”.

“Para a organização, é importante a presença e colaboração de todos, pois, se aspiramos ser uma sociedade verdadeiramente inclusiva, é em momentos de partilha, diálogo e reflexão sobre dificuldades e alegrias da vida como este, que se torna possível colocar ‘pés a caminho’, indo ao encontro do outro. A deficiência é uma condição passível de acontecer a qualquer pessoa”, salienta a nota.

A inscrição nas II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência podem ser realizadas até dia 5 de maio através de um formulário disponível online.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top