Portalegre – Castelo Branco: Diocese convoca mês de oração pelas vocações

D. Antonino Dias assina Carta pastoral «Cada Vida é uma vocação»

Portalegre, 13 abr 2024 (Ecclesia) – D. Antonino Dias escreveu uma carta pastoral e convocou a diocese de Portalegre – Castelo Branco para viver o mês de maio centrado na oração pelas vocações.

“O mundo tem necessidade de pessoas que vivam com alegria e com amor a sua vocação laical, matrimonial, sacerdotal e religiosa, semeando a esperança. É na relação de umas com as outras que cada uma «se revela plenamente com a sua própria verdade e riqueza», fazendo da Igreja «uma verdadeira sinfonia vocacional com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas «em saída» para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus»”, escreve D. Antonino Dias numa carta pastoral «Cada Vida é uma vocação», publicada no sitio da Internet da diocese.

O responsável convida a refletir, rezar, reunir, agir e viver na dimensão da oração, “sem esquecer a primeira e a mais importante de todas as vocações, a vocação à vida cristã, à santidade”.

“Chamados à vida, à fé e à Igreja, urge descobrir cada um a sua própria vocação na Igreja e no mundo, tornando-se um verdadeiro peregrino da esperança e artífice da paz”, convida.

A expetativa, afirma o bispo da diocese, é que as iniciativas de oração e “animação pastoral”, em parceria com o “Secretariado Diocesano da Pastoral, em geral, e da Pastoral Juvenil e Vocacional, em particular, reforcem a sensibilidade vocacional nas famílias, paróquias, capelanias, comunidades de vida consagrada, associações e movimentos eclesiais”.

D. Antonino Dias reconhece haver “adolescentes e jovens” que se interrogam sobre o discernimento vocacional, destacando que “mais do que uma escolha pessoal”, trata-se de “uma resposta ao chamamento que Deus faz”.

“Fazendo uso do esquema do Secretariado Diocesano de Pastoral, cada paróquia, cada comunidade e cada família, cumprindo ao mesmo tempo o Mandamento do Senhor que disse: “pedi ao Senhor da messe que mande operários para a Sua messe”; e unidos a Sua Mãe, Nossa Senhora de Fátima, que pediu aos pastorinhos que rezassem “o terço todos os dias”, toda a Diocese, sem prejuízo das iniciativas que poderão existir, é convidada a rezar o terço pelas várias vocações, desde a vocação universal à santidade, à vocação particular de cada um”, convida.

O responsável dá conta que a diocese irá, no final de maio, em peregrinação ao Santuário de Fátima, destinando uma parte do programa às vocações, “tornando visível o labor discreto, mas frutuoso, das centenas de comunidades que constituem as 161 paróquias da diocese e que sacerdotes, leigos, diáconos e religiosas animam e dinamizam, envolvendo as catequeses e tudo o que nelas é expressão de vida”.

“Ao jeito mais irreverente que carateriza os jovens, contamos com eles e lhes pedimos que não deixem de colocar no centro das suas vidas esta questão, a questão mais importante para eles, para a Igreja e para a comunidade humana. Procurando ler a sua vida à Luz de Deus, todos rezamos com eles e por eles, para que respondam com generosidade e desassombro à pergunta que se auto propõem fazer: «Senhor, que queres que eu faça?»”, finaliza.

LS

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR