Publicações: Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima apresentam novo livro dedicado ao Padre Manuel Formigão

No Santuário de Fátima, no programa da Jornada de Espiritualidade Reparadora 2024

Fátima, 13 abr mar 2024 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) apresenta hoje a mais recente publicação dedicada ao seu fundador, o Venerável Padre Manuel Nunes Formigão, na 19.ª Jornada de Espiritualidade Reparadora.

Em comunicado, enviado à Agência ECCLESIA, as IRNSF informa que o livro ‘Padre Manuel Formigão, Mestre espiritual, Apóstolo de Fátima’ é da autoria do padre Dário Pedroso, com prefácio de monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, numa edição da congregação religiosa.

“Escrever sobre Jacinta e o Senhor Cónego é, para mim, uma graça. Parece que se aquece o coração e a alma se eleva para Deus”, explica o sacerdote jesuíta.

O padre Dário Pedroso assinala que esta “é um pequeno e humilde contributo” para as efemérides que as Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vão celebrar, nomeadamente os 100 anos da fundação da congregação, em 2026.

No prefácio, monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, explica que os 22 artigos do livro, publicados no Boletim «Apóstolo de Fátima», entre os anos 2005 e 2023, “são um valioso contributo enriquecedor do processo de beatificação em curso do Venerável Padre Formigão”.

O livro ‘Padre Manuel Formigão Mestre espiritual – Apóstolo de Fátima’ vai ser apresentado na 19.ª Jornada de Espiritualidade Reparadora, no dia 13 de abril, no salão da Casa de Nossa Senhora do Carmo (Santuário de Fátima), a partir das 15h00, pela irmã Gertrudes Ferreira, coordenadora da publicação, e por Leopoldina Reis Simões, colaboradora das IRNSF para a área da comunicação.

‘A Eucaristia na Vida e Obra do Padre Formigão: Lugar de Beleza e Comunhão’, é o tema da Jornada de Espiritualidade Reparadora 2024, que começa às 10h00.

Do programa da jornada constam duas conferências, a partir das 10h30: o sacerdote jesuíta Dário Pedroso apresenta a primeira conferência da jornada, intitulada ‘Padre Manuel Nunes Formigão e o Tesouro da Eucaristia’, e o teólogo e investigador Pedro Valinho Gomes apresenta ‘A Presença Sacramental. Notas para uma Ética Eucarística, em diálogo com o Padre Formigão’.

Manuel Nunes Formigão nasceu em Tomar, a 1 de janeiro de 1883, aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, e foi pela primeira vez à Cova da Iria a 13 setembro de 1917.

A 19.ª Jornada de Espiritualidade Reparadora vai terminar com a Eucaristia, a partir das 16h30, o comunicado informa que os momentos musicais são da responsabilidade do Conservatório de Música e Artes do Centro.

As Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima foram fundadas em 1926, pelo padre Manuel Nunes Formigão, que foi declarado venerável pelo Papa Francisco, a 14 de abril de 2018; a Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima, a 16 de novembro de 2000, devido à fama de santidade.

Em Portugal estão presentes em Fátima, Famalicão, Porto, São Martinho do Campo, e têm missões em Lichinga (Moçambique), Benguela (Angola), e Maliana (Timor-Leste).

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR