Ponta Delgada, Açores, 22 mar 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Contemplativas do Bom Pastor, na Diocese de Angra, dedicam, hoje, 22 março, a última ‘Via-Sacra da Esperança’ às famílias, do Convento da Esperança até à Capela dos Corações de Jesus e de Maria, em Ponta Delgada.
“Vamos meditar os passos de Jesus, o Senhor Santo Cristo dos Milagres, fazendo presente todos os nossos peregrinos, procurando suavizar as dores das pessoas que aqui chegam e fazem a sua oração de lágrimas, de silêncio, de ação de graças, de intercessão”, informou a irmã Jaqueline Mendes, superiora da comunidade que habita no Convento da Esperança, ao Sítio online ‘Igreja Açores’.
As Irmãs Contemplativas do Bom Pastor organizaram em três sextas-feiras de maço, nos dias 8, 15 e 22, uma Via-Sacra nos claustros do Convento da Esperança, terminando na Capela dos Corações de Jesus e de Maria, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel – Açores).
“Será um momento de oração, de reflexão silenciosa à luz das velas” adianta ainda a irmã Jaqueline Mendes, salientando que este ano a comunidade religiosa quer abrir esta celebração a “todos e a todas, sobretudo às famílias” porque, na verdade, os três dias escolhidos para esta Via-Sacra são simbólicos.
Na primeira sexta-feira a ‘Via-Sacra da Esperança’, a 8 de março, foi dedicada às mulheres, no contexto do Dia Internacional da Mulher (9 março), na sexta-feira seguinte, dia 15, aos homens, por estar próxima a Solenidade de São José, e esta sexta-feira, dia 22 de março, a Via-Sacra é dedicado especialmente às famílias, antecipando a Semana Santa e a Páscoa.
As irmãs contemplativas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor têm vários momentos de oração por dia, desde a oração pessoal do coração, que é realizada individualmente, às 6h00; passando pelas Laudes, a eucaristia no Santuário às 8h00 e ainda um momento de oração às 13h30.
“Temos a adoração ao Santíssimo, junto com os peregrinos, às 16h. E depois temos as vésperas, às 17h. Depois, por escala, cada uma vem ao Santuário. Aquela que vem para ficar no Santuário e aquela que vem para escutar as pessoas, que vem procurar as irmãs para colocar a capa do Senhor Santo Cristo, para um acompanhamento”, destaca a irmã Jaqueline Mendes, em declarações à Agência ECCLESIA, que refere que o dia termina com a oração das completas, às 20h30.
As Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor têm cerca de 4000 membros e cerca de 500 associados, nos cinco continentes.
LFS/CB