Santarém, 16 mar 2024 (Ecclesia) – O padre António Rodrigues Bento faleceu esta sexta-feira, aos 86 anos de idade, no Hospital de Torres Novas, informou a Diocese de Santarém.
Nascido a 18 de abril de 1937, na freguesia de Assentiz, Torres Novas, foi ordenado em 15 de agosto de 1963 por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa, tendo sido incardinado na Diocese de Santarém em outubro de 1975.
Além do Curso Teológico do Seminário licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade Clássica de Lisboa.
A Diocese de Santarém, recorda, em nota enviada à Agência ECCLESIA, o percurso do sacerdote como pároco e como professor; em 2014, após uma cirurgia cardíaca, cessou funções paroquiais e passou a residir na Casa de São Bento, Mosteiro das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing.
“Homem determinado e zeloso nas missões que lhe foram sendo confiadas. Tendo em conta as dificuldades económicas das comunidades, com os rendimentos que obtinha de professor suportou muitos encargos que eram devidos às paróquias”, refere o comunicado.
O corpo vai estar na casa mortuária da Beselga de Cima, Paróquia de Assentiz, a partir das 17h00 de domingo; na segunda-feira, segue para a igreja paroquial de Assentiz.
D. José Traquina, bispo de Santarém, vai presidir, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Assentiz, à Missa exequial, pelas 15h00, acompanhando o corpo à sepultura, no cemitério local.
“O bispo de Santarém agradece todo o cuidado e carinho das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing para com o padre António Rodrigues Bento nestes quase 10 anos de acompanhamento, dada a fragilidade da sua saúde”, conclui a nota.
OC