Semana Santa: Paróquia de Anta encena os últimos momentos da vida de Jesus Cristo
Porto, 14 mar 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Anta (Espinho – Porto) vai encenar, durante a Semana Santa, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
“Mais de cem elementos, das mais variadas idades, serão parte integrante e ativa da encenação daqueles que foram os últimos momentos da vida de Jesus Cristo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com “excelentes meios técnicos de luz e som”, o objetivo passa por proporcionar um ambiente histórico o mais realista possível da época, abordando os seguintes acontecimentos:
– Dia 24.03 (todo o dia): A entrada triunfal em Jerusalém, onde Jesus é aclamado pelo povo que o recebe em ambiente de grande alegria. (A apoteose será grande, com a participação de todos os atores e figurantes, naquele que será o dia de abertura da Semana Maior, a semana da Páscoa do Senhor).
– Dia 27.03 (21h00): O exemplo, a paz e a esperança deixada aos Seus amigos mais próximos, os apóstolos, na última ceia que com eles partilhou antes dos momentos dolorosos, que Ele tão bem sabia, o aguardavam. – Dia 29.03 (21h00): – A agonia do Getsémani: a solidão perante o abandono daqueles que lhe prometeram dar por Ele a sua própria vida, e, rendido à missão que o Pai Lhe confiou, a decisão da Sua disponibilidade total para se entregar. “Esta é a vossa hora e do poder das trevas!” (Lc. 22, 53). – O julgamento no Sinédrio, enfrentando os Sumos-sacerdotes que lhe ditaram o destino: a morte. Como ousava Jesus proclamar-Se o filho de Deus? Tal ousadia feria indubitavelmente o orgulho dos poderosos. – E finalmente a via dolorosa: do prepotente Pilatos que lava as suas mãos ao trocar a vida de um inocente pelo poder, à crucificação e colocação do corpo de Jesus no sepulcro. É a Sexta-feira santa, aquela em que os céus escureceram e o véu do templo se rasgou, mas que mais tarde se viria a transformar em fonte de vida plena. LFS |