Cerca de 60 lojistas e responsáveis estiveram reunidos, com o objetivo de «fomentar a melhoria das condições de acolhimento dos peregrinos e visitantes de Fátima»
Fátima, 01 mar 2024 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse, na tarde desta quarta-feira, no XII Encontro de Comerciantes de Fátima, que 2023 foi um ano “particularmente intenso, que superou as expectativas”.
“Para o Santuário são sempre importantes estes momentos de encontro, em que podemos conversar”, referiu o padre Carlos Cabecinhas, no Centro Pastoral de Paulo VI.
De acordo com o Santuário de Fátima, cerca de 60 participantes, entre lojistas e responsáveis, estiveram reunidos com o objetivo de “fomentar a melhoria das condições de acolhimento dos peregrinos e dos visitantes de Fátima”.
“Ao encontro da esperança” é o tema geral dos anos 2023-2024; e sob este mote propõem-se dois outros temas para cada ano pastoral: “Chamados ao encontro” (2023-2024) e “Peregrinos na Esperança” (2024-2025).
“Acreditamos que que, com este biénio pastoral, ajudaremos à vivência do Ano Santo em Fátima e a partir de Fátima, em união com toda a Igreja”, manifestou o sacerdote, acrescentando que no próximo ano pastoral, a oração enquanto com Deus vai ser a temática primordial.
No encontro, o reitor do Santuário de Fátima recordou ainda lembrou a vivência do Centenário das Aparições, recordou a pandemia, e a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Por outro lado, Marco Daniel, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, abordou “As celebrações do Ano Santo em Fátima: marcas no tempo e no espaço (a propósito do Jubileu de 2025)”.
O próximo encontro de comerciantes de Fátima acontece a cada dois anos, tendo o último sido realizado em 2022.
LJ/OC