Lisboa: Academia Portuguesa de História assinala 750 da morte de São Tomás de Aquino

Lisboa, 24 fev 2024 (Ecclesia) – A Academia Portuguesa de História vai assinalar, no dia 7 de março, os 750 anos da morte de São Tomás de Aquino.

 A sessão evocativa dos 750 anos da morte de São Tomás de Aquino vai decorrer em Lisboa, na Academia Portuguesa de História, a partir das 14h30.

Manuela Mendonça, presidente da academia, e frei José Manuel Fernandes, provincial da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores (dominicanos) abrem a sessão, a que se segue uma conferência de Inês Bolinhas, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sobre o tema “Fé e razão na exegese de São Tomás da parábola do banquete”.

“Pensamento ético e político de São Tomás” é o tema para a comunicação de fei Gonçalo Dinis, presidente do Instituto de São Tomás de Aquino (ISTA).

Após uma pausa para café, os trabalhos recomeçam às 16h30 com a conferência de Teresa Messias, da UCP/ISTA, sobre o tema “Contempla aliis tradere: oração, estudo e apostolado como dinâmica de doação crística”, e a de Arnaldo Espírito Santo, que apresenta a comunicação sobre “Ignorantia culpam excusal: São Tomás de Aquino no pensamento do Padre António Vieira”.

Na conferência final, antes do encerramento pela presidente da Academia Portuguesa de História e o presidente do Instituto de São Tomás de Aquino, frei Bento Domingues apresenta o tema “De incendiário a bombeiro”.

PR

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR