Jovens são convidados a descobrir as quatro basílicas papais
Cidade do Vaticano, 22 fev 2023 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje o lançamento de um microsite, com o nome ‘De turista a peregrino’, que conta a experiência de peregrinação às quatro basílicas papais, em Roma, Itália.
“Fruto da experiência partilhada por um grupo de jovens comunicadores selecionados pelo Dicastério para a Comunicação, nasce hoje o microsite ‘De turista a peregrino’, cujo objetivo é acompanhar os fiéis num caminho que os leve a ser ‘peregrinos’ e não ‘turistas’”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Promovido pelo Dicastério para a Comunicação, o projeto “Comunicação da fé no mundo digital” levou 16 jovens, de 10 países, acompanhados por especialistas, a visitar as quatro basílicas papais – São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria Maior – que as entenderam não só como monumentos arquitetónicos, mas também como testemunhos vivos da fé.
“Ficámos emocionados quando visitámos as basílicas. Cada um de nós viveu uma ligação profunda com pelo menos uma delas”, revelaram os jovens, que desejam que os visitantes tenham a mesma experiência, através do mundo digital.
“Quanto mais formos capazes de compreender a origem da nossa fé, mais seremos capazes de comunicar bem a mensagem para tocar o coração das pessoas”, afirmaram.
No microsite, disponível em vários idiomas, os visitantes são convidados a “sentarem-se à mesa” pelos anfitriões – figuras dos santos e artistas cuja vida e arte moldaram as basílicas.
Segundo explica a nota, a mesa oferece um espaço “onde se partilham não só alimentos, mas também olhares, histórias e experiências, convidando assim o visitante a fazer uma pausa e a dedicar algum tempo a “um breve momento de reflexão”.
Quem acede ao “De turista a peregrino” é acompanhado através da voz, a principal linguagem escolhida para transmitir a experiência.
Conservadores de arte, responsáveis por escavações e restauros, professores e religiosos, que acolhem diariamente os peregrinos através do “calor” das vozes atuam como testemunhas e partilham o seu amor por tudo o que as quatro basílicas papais representam.
Desta forma, “De turista a peregrino” assume também o formato de podcast que acompanha o peregrino, conduzindo-o “pelos locais de peregrinação mais significativos de Roma”, com “etapas” em que se destacam os elementos mais importantes das basílicas.
“O que pode parecer apenas uma praça para o turista, aos olhos do peregrino transforma-se numa etapa, numa parte do roteiro, num símbolo divino. Estas pequenas visitas têm como objetivo mostrar as belezas escondidas de Roma, reveladas através da lente da peregrinação”, indica a nota.
Os visitantes são convidados a partilhar o testemunho da experiência, real ou digital, através da hashtag #FromTouristToPilgrim, tal como os “peregrinos-comunicadores” o fizeram primeiramente.
“A esperança é que, na perspetiva do caminho que conduzirá ao Jubileu de 2025, esta experiência contribua e incentive o relançamento da narração da antiga tradição da peregrinação “Ad Limina Apostolorum”, conclui.
LJ/OC