Pastoral Social: Diocese de Angra promove encontro regional «Quem é o meu próximo»
«Não se trata de um encontro de católicos, mas é um convite a todas as pessoas que estejam disponíveis para discutir e refletir sobre o que cada um pode fazer pelo outro» – Piedade Lalanda
Angra do Heroísmo, Açores, 21 fev 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Pastoral Social da Diocese de Angra vai promover um encontro regional deste setor, com o tema ‘Quem é o meu próximo?’, apresentado por Eugénio Fonseca, dia 20 de abril, presencialmente, em Ponta Delgada.
“Todos estão convidados para esta reflexão, online ou presencialmente. Viver numa sociedade melhor, também, depende de cada um de nós”, destaca a organização do encontro, divulga o portal diocesano ‘Igreja Açores’
Pretende-se refletir sobre os novos horizontes da pastoral social “a partir de uma maior fraternidade e colaboração entre todos os agentes da pastoral social da Igreja para uma intervenção social mais robusta”, informou o Serviço Diocesano da Pastoral Social.
“Não se trata de um encontro de católicos, mas é um convite a todas as pessoas que estejam disponíveis para discutir e refletir sobre o que cada um pode fazer pelo outro”, salienta a diretora da Pastoral Social de Angra.
Piedade Lalanda acrescenta que a ideia é congregarem “boas vontades” de forma a serem mais presentes e a conseguir “trabalhar em rede, pensar e trabalhar em conjunto”, esse é o “grande desafio, e meta, trabalhar para o bem comum juntos, rentabilizar”.
“Este é o grande desafio do ‘laboratório da fraternidade’ que o Itinerário Pastoral Diocesano convoca. É preciso que numa situação de dificuldade todos saibam que podem contar com alguém; fazer da fraternidade um estaleiro da esperança, como diz o Papa Francisco”, desenvolveu socióloga açoriana.
Segundo esta responsável diocesana “não basta visitar o templo, dar uma esmola e à saída virar costas”, porque a consciência “não pode ficar sossegada apenas com a esmola”.
O Encontro Regional da Pastoral Social da Diocese de Angra, no dia 20 de abril, realiza-se num regime híbrido, presencialmente, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, e transmitido para todas as ilhas açorianas, através da plataforma Zoom, entre as 9h30 e as 17h00.
O programa, da parte da manhã, conta com uma conferência com Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e antigo presidente da Cáritas Portuguesa, e intervenções do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, e Piedade Lalanda, com tempo para debate.
Da parte da tarde, no Encontro Regional da Pastoral Social vão desenvolver dinâmicas de grupo, para refletir quatro questões: “Qual o papel de um centro social e paroquial na comunidade; como motivar os cristãos açorianos para o voluntariado; que experiências e aprendizagens podem ser partilhadas a partir da experiência de cada um dos já envolvidos e que conhecimento existe do guião ‘Para uma Pastoral Social Paroquial’”.
“Depois do debate em grupo, serão partilhadas as conclusões, das quais nascerá um compromisso que será subscrito por todos os participantes”, acrescenta o Serviço Diocesano da Pastoral Social da Diocese de Angra.
A inscrição é gratuita mas obrigatória, até dia 7 de abril, através de um formulário online, quem não participa presencialmente, a inscrição realiza-se através do endereço de correio eletrónico (email) pastoralsocialacores@diocesedeangra.pt, para receber o link da sessão no Zoom (conferência e debate), entre as 09h30 e as 12h00, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
CB