Paróquia de Maria Auxiliadora, Diocese de Pemba

Pe. José Pedro Carlos (SMBN)

A Paróquia de Maria Auxiliadora situa-se na cidade de Pemba, na Província de Cabo Delgado, em Moçambique, e pertence à Diocese de Pemba. Foi ereta canonicamente no dia 8 de dezembro de 1962 e tem sido assistida pastoralmente pelos padres da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN).  Além do trabalho religioso e pastoral, também desenvolve atividades sociais (Pastoral social), educativa e caritativa.

A Paróquia é constituída, neste momento, por sete grandes zonas pastorais (comunidades cristãs), organizadas de forma a responder de modo mais adequado às exigências de evangelização. Todas elas são áreas bastante carenciadas, onde os índices de pobreza, de HIV, malária são elevados. Em todas as zonas há uma equipa de leigos (lideranças comunitárias) que colaboram ativamente na organização pastoral. Tem órgãos pastorais: equipa missionária (integrada pelas Irmãs, Filhas de Maria Auxiliadora e Irmãs Filhas de Jesus); Conselho paroquial, Conselho económico; Comissões pastorais: Catequese, Liturgia, Juventude, Justiça e Paz, Bíblia, Família, Cáritas (ajuda fraterna), Saúde e diversos ministérios e movimentos apostólicos.

A Paróquia conta com três escolinhas comunitárias, onde acolhe à volta de 70 crianças em cada uma, totalizando 210 crianças em idade pré-escolar. Grande parte destas crianças são provenientes de famílias carenciadas, principalmente as deslocadas dos ataques terroristas que tem assolado esta Província há alguns anos.  Vivem nos bairros de maior indigência desta cidade. Recebem noções escolares de iniciação escolar, duas refeições, tem recriação e outras atividades.

No plano pastoral para o próximo triénio, estão identificados os seguintes objetivos:

  • Sustentabilidade das escolinhas. Dependem em grande parte do apoio externo para subsidiar as despesas, seja de alimentação, subsídio dos voluntários que colaboram nelas, bem como a manutenção.
  • Formação de agentes pastorais comprometidos. Organização da Catequese.
  • O sentido de Igreja sinodal
  • Formação de lideranças locais para coordenarem as Zonas pastorais e as diversas Comissões de pastoral.
  • Ajudar as famílias a perceberem a responsabilidade que têm enquanto Igreja doméstica, o valor da fidelidade conjugal e apelo e preparação para celebração do sacramento do matrimónio.
  • Sensibilizar para o sentido da autossustentabilidade, visto que a Paróquia depende muito de ajudas externas para subsidiar e realizar programas sociais.
  • Despertar nos jovens o compromisso cristão de missão e evangelização. O valor do estudo e formação humana e académica. Paternidade responsável.
  • Ajudar as crianças de mães que não conseguem amamentar e com HIV-SIDA com cestas básicas;

Em tudo o que se faz, se reflete e planeia, preside um sentimento belo de gratidão para com este povo que nos ensina e testemunha a alegria de sermos cristãos. Viva a Missão!

Pe. José Pedro Carlos (SMBN)

Em Parceiria com a Missão PRESS (mensalmente no dia 24)  

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR