Encontro com o Papa contou com testemunho de responsável anglicana
Cidade do Vaticano, 06 fev 2024 (Ecclesia) – O primeiro encontro do Conselho de Cardeais, iniciado esta segunda-feira no Vaticano, prosseguiu a reflexão deste organismo, criado pelo Papa, sobre o papel da mulher da Igreja.
Segundo uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, a manhã inicial dos trabalhos foi dedicada ao “aprofundamento da reflexão, iniciada em dezembro passado, sobre o papel feminino na Igreja”.
Os responsáveis ouviram intervenções da irmã Linda Pocher, professora de Cristologia e Mariologia na Faculdade Pontifícia de Ciências da Educação Auxilium de Roma; de Giuliva Di Berardino, consagrada da Diocese de Verona, professora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais; e da reverenda Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra e vice-secretária geral da Comunhão Anglicana.
Já na reunião de dezembro de 2023, os membros do conselho apontaram à valorização da “dimensão feminina da Igreja, para que os processos de reflexão e de decisão possam beneficiar do contributo insubstituível das mulheres”, refere o comunicado.
O Conselho de Cardeais, após a renovação levada a cabo pelo Papa a 7 de março de 2023, é composto por D. Pietro Parolin, secretário de Estado; D. Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano;D. Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; D. Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; D. Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; D. Gérald Lacroix, arcebispo do Quebeque; D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo; e D. Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia.
O secretário é D. Marco Mellino, bispo titular de Cresima (Itália).
O organismo foi criado para ajudar o Papa no “governo da Igreja universal”, tendo inicialmente trabalhado no projeto de reforma da Cúria Romana, que se concretizou com a publicação da Constituição Apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), em março de 2022.
OC