Bragança, 23 jan 2024 (Ecclesia) – O padre Ernesto Rodrigues Gomes faleceu hoje aos 94 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado desde o dia 13 de janeiro, informa a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, divulgou a Diocese de Bragança-Miranda.
“Elevamos a Deus a nossa oração, pedindo-Lhe que receba este nosso irmão no Seu Reino, e o recompense pela dedicação da sua vida ao serviço da Igreja e da Congregação”, escrevem os Salesianos de Dom Bosco em Portugal., num comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.
O padre Ernesto Gomes pertencia à comunidade de Mirandela da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, onde vivia desde 2016, e era confessor, mas, a 27 de dezembro de 2023, foi levado para a Residência Artémides Zatti, em Manique, para ter “um acompanhamento constante, requerido pelo seu muito frágil estado de saúde”.
O sacerdote faleceu esta terça-feira, 23 de janeiro, aos 94 anos de idade; nasceu em Vila Pouca de Aguiar (Diocese de Vila Real), fez a Profissão Religiosa em 1948, depois dos Estudos Teológicos em Inglaterra, foi ordenado presbítero, em 1958, na casa salesiana do Estoril, e foi enviado para a comunidade de Macau.
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana reconhece no padre Ernesto Gomes caraterísticas de “comprovada sensatez, equilíbrio de atitudes, intervenções esclarecidas”, e dedicação generosa à missão salesiana “na educação e na pastoral”.
O comunicado dos Salesianos de Dom Bosco em Portugal destaca o serviço paroquial do seu sacerdote em Vendas Novas (Arquidiocese de Évora) e em Mirandela (Diocese de Bragança-Miranda), e a atividade nos ambientes educativos da congregação religiosa em Mogofores (Diocese de Aveiro), no Funchal, Estoril (Patriarcado de Lisboa), em Vila do Conde e Arouca (Diocese do Porto) e Açores (Diocese de Angra).
CB