Ecumenismo: Arcebispo de Cantuária visita a Igreja Lusitana por ocasião do sínodo diocesano
Lisboa, 22 Jan 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Cantuária, líder espiritual da Comunhão Anglicana e Primaz da Igreja de Inglaterra, visita, nos dias 17 e 18 de fevereiro, a Igreja Lusitana por ocasião da abertura do 100.º Sínodo Diocesano desta igreja pertencente à Comunhão Anglicana.
“Na sua primeira vinda a Portugal e na condição de Metropolita da Igreja Lusitana, Justin Welby, que estará acompanhado da sua esposa, Caroline Welby, cumprirá “um intenso programa” que lhe permitirá o encontro no dia 17 da parte da manhã, “com líderes religiosos e ecuménicos, em Portugal”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
De tarde às 14h30, a celebração da Eucaristia de abertura do 100.º Sínodo, terá lugar na Catedral de São Paulo (ex-Convento dos Marianos), em Lisboa, “com a presença de numerosos convidados, entre eles o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Vera Jardim, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.
A celebração será transmitida em direto nas plataformas digitais da Igreja Lusitana.
Seguindo a tradição Anglicana, a Eucaristia de abertura do 100.º Sínodo Lusitano será presidida pelo bispo diocesano, D. Jorge Pina Cabral, e vai ser transmitida em direto nas plataformas digitais da Igreja Lusitana.
Após a celebração haverá um encontro entre o Arcebispo de Cantuária e o Presidente da República, para apresentação de cumprimentos, seguindo-se a primeira sessão do Sínodo, com a presença do clero e leigos, representantes das diversas paróquias, missões e organismos da Igreja e convidados.
No domingo 18 de fevereiro, Justin Welby e sua esposa visitarão a Paróquia Lusitana da Sagrada Família, em Belas-Queluz, com celebração da Eucaristia às 10h30, seguida de visita ao trabalho social desenvolvido no Centro Social desta Paróquia.
Com o tema «Chamados à Esperança e Santidade – Testemunhar Juntos», o 100.º encontro Sinodal, marca “uma etapa histórica no caminhar multisecular de uma Igreja que realizou o seu Sínodo fundador em 1880”.
“A Sinodalidade é uma marca distintiva da Igreja Lusitana e do Anglicanismo, já que a Igreja é governada pelo sínodo, órgão máximo, que é presidido pelo bispo diocesano e no qual têm assento o clero e os representantes leigos das diversas paróquias e organismos eclesiais”.
LFS