Porto: Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil promove iniciativas para ouvir novas gerações

Para o padre Jorge Nunes, é necessário «agir» neste tempo pós-JMJ 2023

Porto, 19 jan 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto vai dinamizar a iniciativa ‘Escutar Deus na voz dos Jovens’, a partir deste sábado, na igreja Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia de Lagares, em Felgueiras.

“Não tanto para que os jovens façam perguntas, não tanto para que os jovens façam questões sobre tudo e mais alguma coisa, mas, acima de tudo, para que os jovens demonstrem, na presença do Sr. Bispo, quais é que são os sonhos, as inquietações, também as dores, e aquilo que eles estão preparados ou dispostos a mudar em si para que a Igreja também se torne melhor”, explicou o padre Jorge Nunes, em entrevista à Agência ECCLESIA, sobre esta iniciativa.

O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) da Diocese do Porto adianta que neste ciclo ‘Escutar Deus na voz dos Jovens’ 2024 vão dinamizar esta proposta no formato ‘café-concerto’ com diálogo entre o bispo diocesano, D. Manuel Linda, e os mais novos.

“O mais normal é serem os jovens a fazer perguntas e o bispo responder. E aqui será um pouco contrário, às interpelações que o senhor bispo possa fazer, escutar nos jovens aquilo que entendemos que seja esta voz também de Deus”, explicou o padre Jorge Nunes.

Segundo o sacerdote, “às vezes não é fácil” ouvir, sentir a opinião dos jovens, porque eles “tocam em feridas”, às vezes, escutam aquilo que não gostariam, “mas a dificuldade é essa”: “É escutar, quer aquilo que nós gostamos de ouvir, quer era aquilo que nós não gostamos de ouvir. Por isso, penso que este é o maior desafio e também o desafio de virarmos os papéis um bocadinho ao contrário”.

A Diocese do Porto está dividida em quatro regiões pastorais e todas vão receber esta atividade, a partir deste sábado, dia 20 de janeiro, às 21h30, na igreja Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia de Lagares, na Vigararia de Felgueiras, na Região Pastoral Nascente.

O SDPJ Porto já divulgou que o segundo ‘Escutar Deus na voz dos Jovens’ é para a Região Pastoral Sul, no dia 3 de fevereiro (sábado), às 21h00, no Europarque, em Santa Maria da Feira, e, em datas a anunciar, seguem-se encontros em Gondomar e na Trofa/Vila do Conde, segundo o sacerdote.

O padre Jorge Nunes explicou também que o nome desta iniciativa – ‘Escutar Deus na voz dos Jovens’ – surgiu no documento preparatório do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

“E sentimos, a partir daí, na Diocese do Porto que era importante criarmos espaço para escutarmos os jovens”, acrescentou o sacerdote no Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

Depois da primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, a JMJ Lisboa 2023, realizada de 1 a 6 de agosto, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto afirma que “é necessário agir” mais do que perguntar ‘e agora?’, para não “perder imenso tempo”.

“Entendemos que este escutar de novo os jovens, que o Conselho Diocesano da Pastoral juvenil, que depois todas as outras atividades, como as caminhadas na fé, serão bons momentos para não ficarmos parados nas perguntas, mas para agirmos e para continuarmos este caminho que a Igreja nos pede”, conclui o padre Jorge Nunes.

PR/CB/OC

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR