A irresponsabilidade ecológica é um problema moral

«Teo-Ecologia» é o tema de um ciclo de três conferências que Carlos Borrego vai proferir no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro. A propósito deste ciclo, o Correio do Vouga pediu ao professor da Universidade de Aveiro que explicasse o que é a Teo-Ecologia. CORREIO DO VOUGA – O que é a Teo-Ecologia? CARLOS BORREGO – Teo-Ecologia é uma palavra que não entrou ainda no léxico comum, mas que pretende traduzir uma ideia do Papa João Paulo II e já aflorada pelo Papa Bento XVI. De facto, por reverência à Criação, o Papa João Paulo II declarou Francisco de Assis o Padroeiro da Ecologia, em 1979. No tempo de Francisco, este termo não era conhecido, nem os problemas ambientais representavam qualquer ameaça ao planeta Terra. Porém, na visão de S. Francisco, o universo inteiro era uma imensa catedral, onde se mostravam os sinais de Deus. Porque saídas das mãos de Deus, todas as criaturas eram percebidas como irmãos e irmãs. No Cântico das Criaturas fala da Mãe Terra. E esta Terra não era vista na lógica da utilidade. Como tudo tinha origem no Criador, Francisco cultivava a dimensão de reverência para com todas as criaturas. Era a Teo-Ecologia. Que temas vai abordar ao longo das três conferências? Tentaremos reflectir sobre conceitos ligados ao desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade, como uma política para o Homem, feita de ambição e esperança, onde a fé nos dá a “bússola” da orientação para o futuro. Mas qualquer futuro passa pela consciência do valor da criação e do papel da pessoa humana na construção de um mundo melhor, e pela responsabilidade de todos em contribuir positivamente para esse objectivo, usando os ensinamentos bíblicos (Palavra de Deus). Para tal, todos os pequenos gestos cívicos são importantes para preservar o ambiente e, com isso, dar testemunho evangélico. Vamos, portanto, reflectir sobre este novo paradigma: a ética ecológica ligada à fé cristã. O cristianismo tem responsabilidades na catástrofe ambiental para onde caminhamos, como alguns dizem, por causa do “enchei e dominai a Terra”? Parte da resposta está na pergunta anterior. A Bíblia, desde o seu início, mostra-nos que, cumprido a Palavra de Deus, toda a Criação deve ser preservada. Isso passou a ser mais evidente depois do Concílio Vaticano II (mas não nos esqueçamos que S. Francisco de Assis já defendia esta ideia no início do século XIII), com a mensagem de que os cristãos leigos têm o direito e o dever de intervir. O Homem, estando no mundo, tem obrigação de o “conservar” bem. É difícil perceber essa acusação, quando a mensagem do cristianismo vai toda no sentido oposto à dita acusação! É possível ser cristão e não ser ecológico, não ter preocupações ecológicas? Não, sem rodeios. A irresponsabilidade ecológica é no fundo um problema moral, baseado num erro antropológico, que se produz quando o ser humano se esquece que a sua capacidade para transformar o mundo deve sempre respeitar o Plano Divino. Como pode o cristianismo ser mais verde? A Fé em Jesus Cristo, que se definiu a Si mesmo como o “caminho, a verdade e a vida”, exige aos cristãos o esforço de se empenharem mais decididamente na construção de uma cultura humanista, inspirada no Evangelho, que reponha o património de valores e conteúdos católicos. É esta Fé que se pede aos cristãos na defesa do Ambiente, nos pequenos e grandes gestos do dia a dia, como veremos ao longo das conversas que vamos ter nos 3 dias do Ciclo de Conferências. (28 de Março, 4 de Abril e 11 de Abril )

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