Lisboa, 31 dez 2023 (Ecclesia) – Faleceu este sábado o padre Ramiro Loureiro da Cruz, um dos primeiros missionários combonianos portugueses, aos 89 anos de idade.
De acordo com a informação enviada à Agência ECCLESIA pelos Missionários Combonianos, o funeral do padre Ramiro Cruz vai realizar-se na capela do Seminário das Missões de Viseu no dia 2 de janeiro, às 15h00, e vai ser presidido por D. António Luciano, bispo da diocese.
“Damos graças a Deus pela vocação missionária do padre Ramiro, um dos primeiros Combonianos portugueses, e pela alegria e entusiasmo com que viveu a sua missão ao serviço dos mais pobres segundo o carisma de São Daniel Comboni”, afirma-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
Natural de Viseu, o padre Ramiro Loureiro da Cruz nasceu em Rio da Loba a 29 de dezembro de 1934, estudou no seminário de Viseu, ingressando posteriormente no Instituto dos Missionários Combonianos.
Após a formação em Itália, foi ordenado padre no dia 14 de março de 1959, dedicando-se nos primeiros anos de sacerdote à animação missionária.
“Com o aumento dos combonianos portugueses, foi nomeado como o primeiro responsável da circunscrição portuguesa. Ficou no País até 1975, sendo nesse ano destinado ao Brasil, onde trabalhou na pastoral, incluindo a pastoral indígena”, acrescenta o comunicado.
Entre 1981 e 1986 trabalho na formação dos candidatos a irmãos missionários combonianos, em Aveiro e depois, regressando à missão na América Latina, como formador no Centro Internacional de Formação de Irmãos, em Bogotá, Colômbia, e depois como diretor espiritual no seminário menor do Vicariato Apostólico de Esmeraldas, no Equador.
No ano 2000 regressou a Portugal e, dois anos depois, parte com missionário para Moçambique, onde colaborou na formação dos seminaristas durante 12 anos; em 2012, regressou a Portugal.
Após o funeral, o corpo do padre Ramiro Loureiro da Cruz vai ser sepultado na campa dos Combonianos, no Cemitério Novo, na cidade de Viseu.
PR