Igreja/Portugal: Comunidade Católica com Deficiência Visual dinamiza tertúlia «Braille, uma porta para o serviço»
Iniciativa realiza-se pelo Dia Mundial do Braille
Lisboa, 29 dez 2023 (Ecclesia) – A Comunidade Católica com Deficiência Visual (CCDV) vai promover a tertúlia ‘Braille, uma porta para o serviço’, no dia 7 de janeiro, pelas 21H00, através dos meios online.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a CCDV informa que com esta tertúlia pretende “refletir com toda a Igreja e sociedade civil, sobre a importância que o Braille deve ter na vida da Igreja”, designadamente na evangelização das pessoas com deficiência visual.
‘Braille, uma porta para o serviço’, é o nome da atividade que a Comunidade Católica com Deficiência Visual está a organizar em estreita colaboração com o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.
A tertúlia, realizada no âmbito do Dia Mundial do Braille (4 de janeiro), vai decorrer, online, na noite (21H00) do dia 7 de janeiro (domingo), a inscrição é gratuita e termina no dia anterior, dia 6; para mais informações a comunidade tem o endereço de correio eletrónico cegosambliopescatólicos@gmail.com.
A Comunidade Católica com Deficiência Visual explica que o sistema de leitura e escrita Braille, “que permite a muitas pessoas com deficiência visual terem a possibilidade de lerem e/ou escreverem autonomamente”, foi criado por Louis Braille, que nasceu a 4 de janeiro de 1809 e morreu no dia 6 de janeiro de 1852.
A CCDV surgiu no final de 2021, é uma iniciativa integrada no Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em conjunto com a Federação Internacional de Cegos Católicos (FIDACA).
Esta comunidade tem como objetivo” realizar, promover e apoiar atividades dirigidas à pessoa com deficiência visual, bem como ações dirigidas aos agentes pastorais”.
A Comunidade Católica com Deficiência Visual é aberta a todos aqueles que queiram “partilhar a sua fé” e reúne numa periodicidade mensal em formato online.
CB