O apoio da Comunidade Vida e Paz foi fundamental para «renascer para uma vida nova»
Lisboa, 23 dez 2023 (Ecclesia) – João Ribeiro teve a rua como abrigo e, com a ajuda da Comunidade Vida e Paz, conseguiu “renascer para uma vida nova” e agora recorda a quadra natalícia como “angustiante” para quem vive a condição de sem-abrigo.
“É angustiante ver quem passa com as prendas a caminho de casa! Só apetece fugir para um canto para evitar estas imagens que nos recordam o que já fomos e que perdemos””, disse João Ribeiro à Agência ECCLESIA.
Ex-utente da Comunidade Vida e Paz (CVP), habitou a rua e teve o apoio e a força que lhe permitiram “renascer para uma vida nova”.
João Ribeiro é o que se pode chamar um “caso de sucesso” no esforço diário da CVP e o processo de recuperação permitiu a abertura a outra vida e o acesso a uma profissão.
“Temos que acreditar em nós, que temos sentimentos e que temos algo de bom para oferecer à sociedade”, afirma João Ribeiro, que hoje tem a sua profissão, uma nova família e a certeza de que nunca é tarde para mudar.
Histórias de acolhimento e reinserção de pessoas em situação de sem-abrigo com “final feliz”, só possíveis pela dedicação de centenas de voluntários que asseguram os percursos na noite, a formação nos centros de acolhimento e as festas de Natal.
Neste ano de 2023, a Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, na sua 35ª edição, foi
A família e o afeto dos que habitam a rua e apontam para a “esperança” de um dia dela saírem.
Para o coordenador da Festa de Natal da CVP, o facto do número de pessoas em situação de sem abrigo estar a aumentar não é motivo de “desânimo”, mas incentiva a “fazer a diferença” diante de uma população que é muitas vezes esquecida.
“Assumimos que vamos fazer a diferença com aqueles que conseguirmos e, com esses, temos que o fazer bem e com qualidade”, disse Celestino Cunha.
Entre os dias 16 e 18 de dezembro, a Comunidade Vida e Paz promoveu a Festa de Natal, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa, para acolher pessoas em situação de sem-abrigo.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a 35ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, acolheu 1.720 pessoas sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social, um crescimento de 36% face ao ano anterior.
Segundo os dados, a área mais procurada foi a da alimentação, tendo sido servidas 4.030 refeições, um aumento de 40% comparativamente a 2022.
Além disso, durante os três dias de Festa de Natal, foram distribuídas cerca de 10.200 peças de roupa, realizados 109 rastreios dentários, 173 consultas médicas, 168 rastreios cardiovasculares e 139 banhos quentes.
A 35ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz vai estar em desgtaque no programa Ecclesia do Dia de Natal, na RTP2, pelas 15h00.
HM/PR
Lisboa: Comunidade Vida e Paz acompanha «cada vez mais pessoas» nas ruas – Renata Alves