Bragança-Miranda: Igreja da antiga Sé acolhe exposição de presépios
Bragança, 30 nov 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda informa que a igreja da sua antiga Sé vai acolher uma exposição de presépios, de 7 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, que vai assinalar os 800 anos da criação do Presépio de São Francisco de Assis.
“O Presépio, tal como o conhecemos, completa 800 anos neste Natal, foi São Francisco, em Grecco (Itália), que deu o mote para a primeira encenação do nascimento de Jesus. Para lembrar este momento da história, e valorizar o importante património sacro, quisemos promover esta exposição”, explica o padre José Bento Soares, pároco de São João Baptista, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Bragança-Miranda.
A inauguração desta exposição de presépios, na igreja da antiga Sé, em Bragança, está marcada para o dia 7 de dezembro, às 18h15, com a alocução ‘Vamos a Belém ver o que aconteceu’, pela irmã. Maria José Oliveira, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
A nova exposição de presépios vai apresentar algumas peças do século XVIII, do acervo da igreja, presépios elaborados pelas crianças dos agrupamentos das escolas e pelos utentes de instituições sociais, e as famílias das comunidades da Paróquia de São João Baptista também “vão ceder presépios”.
Segundo o programa, após a inauguração, segue-se a apresentação de um quadro sobre a Natividade, pintado a óleo, restaurado com verbas da exposição temporária de verão ‘Jesuítas na Sé’.
Esta iniciativa é promovida pela Paróquia de São João Batista, em colaboração com a União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo; após a inauguração, exposição pode ser visitada de 8 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, e será dinamizada pela Academia do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, uma unidade de apoio à pessoa portadora de deficiência e incapacidade.
A nota do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa ainda que os visitantes desta mostra de presépios são convidados a contribuir com um valor simbólico de um euro (€1) que se destina, “na íntegra, à recuperação do património” da antiga Sé.
CB