Taizé: Novo prior da comunidade ecuménica assume funções dia 2 de dezembro
Irmão Alois escolheu irmão Matthew como seu sucessor, mudança realiza-se de acordo com a Regra de Taizé
Taizé, França, 28 nov 2023 (Ecclesia) – A Comunidade de Taizé informa que o seu prior vai entregar o seu ministério de “servo de comunhão” ao irmão Matthew, este sábado, 2 de dezembro, às 20h30 locais, na oração da noite, véspera do primeiro domingo do Advento.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, os monges de Taizé adiantam que esta oração vespertina, onde o irmão Alois entregará ao irmão Matthew o seu ministério de “servo de comunhão” na comunidade, vai manifestar o “caráter ecuménico” que está no “cerne da vocação de Taizé”, com a presença de outros responsáveis religiosos.
Vão participar na oração de vésperas do primeiro domingo do Advento em Taizé, dia 2 de dezembro, o bispo da Diocese católica de Autun, Chalon e Mâcon, D. Benoît Rivière, o metropolita Maximos, do Patriarcado Ecuménico de Genebra, dos bispos anglicanos Olivia Graham, de Reading, e Smitha Prasadam, de Huddersfield, do pastor Laurent Schlumberger, ex-presidente da Igreja Protestante Unida da França.
O irmão Alois escolheu irmão Matthew, monge inglês e de confissão anglicana, como seu sucessor e esta mudança acontece de acordo com a Regra de Taizé, segundo a qual o prior da Comunidade designa um irmão para assegurar a continuidade depois dele.
O irmão Alois (Alois Loeser) nasceu no dia 11 de junho de 1954 em Ehingen am Ries, Alemanha; de confissão católica, entrou na Comunidade de Taizé dia 1 de novembro de 1974 e é prior desde a morte do irmão Roger, o fundador da comunidade ecuménica, o irmão Roger, a 16 de agosto de 2005.
O irmão Matthew (Andrew Thorpe) nasceu no dia 10 de maio de 1965 em Pudsey (Reino Unido) e entrou na Comunidade de Taizé dia 10 de novembro de 1986.
A comunidade ecuménica na França informa ainda que foi proposto aos jornalistas um encontro com os dois monges, na manhã deste sábado, 2 de dezembro, às 11h00 locais (menos uma hora em Lisboa), e quem desejar participar, presencialmente ou online (sujeito às condições técnicas), pode enviar um email para media@taize.fr.
Os monges de Taizé promovem um encontro europeu no final de cada ano, há mais de 45 anos, que faz parte da sua ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’, o novo prior escreveu a mensagem para os jovens refletirem nesta iniciativa e ao longo de 2024, sobre o tema ‘Caminhar juntos’.
A comunidade de Taizé, em França, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges, de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, unidos como “sinal de reconciliação entre os cristãos e os povos separados”.
Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.
OC/CB