Guarda: Missionário Francisco de Pina homenageado com inauguração de escultura de artista vietnamita
Tributo, a título póstumo, acontece dia 26 de novembro no exterior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Guarda, 24 nov 2023 (Ecclesia) – O padre jesuíta Francisco de Pina vai ser homenageado, este domingo, na Guarda, com a inauguração de uma escultura, no âmbito das celebrações do 824.º aniversário da atribuição de foral pelo Rei D. Sancho I à cidade.
“Trata-se de uma homenagem, a título póstumo, ao padre Francisco de Pina, um sacerdote jesuíta nascido na Guarda, em 1586, cujo percurso religioso passou por uma missão no Vietname, onde viveu nove anos de intensa atividade missionária, de linguística e de interculturalidade”, refere a Diocese da Guarda, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A obra foi criada pelo artista vietnamita Nguyen Huy Anh e vai ser inaugurada no exterior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, pelas 15h30.
De acordo com a Diocese, o missionário Francisco de Pina foi o responsável pela introdução à utilização do alfabeto latino e sinais diacríticos na transcrição dos sons e dos tons da língua vietnamita, que utilizava, na escrita, caracteres chineses.
O padre embarcou há mais de 400 anos na Nau de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, tendo completado a formação no Colégio de São Paulo em Macau e recebido a ordenação sacerdotal em Malaca.
Foi depois chamado para a recém-criada Missão dos Jesuítas da Cochinchina, zona que corresponde à parte central do Vietname atual.
“Nunca mais veio à cidade onde nascera e regressou agora num barco esculpido em bronze por artistas vietnamitas trazido por mar do longínquo Vietname. A partir de agora, o Padre Francisco de Pina ficará na memória histórica da Guarda e dos seus habitantes, materializado neste barco que o trouxe de regresso à sua cidade, deixando lá bem longe o nome da Guarda, escrito também ele em letras de bronze”, concluiu a diocese.
LJ/OC