Lisboa: Igreja da Graça recebe duas exposições sobre o Natal e Arte Sacra
Inauguração é realizada no dia 26 de novembro, pelas 15h
Lisboa, 20 nov 2023 (Ecclesia) – A Igreja da Graça, em Lisboa, vai inaugurar duas exposições sobre o Natal e a Arte Sacra no dia 26 de novembro, pelas 15h.
De acordo com um comunicado enviado à Agência Ecclesia, o dia de abertura das apresentações, cuja entrada é livre, vai contar com a presença do curador Santiago Belacqua e de uma dezena de artistas que integram a iniciativa.
“Avé Maria” é o nome da exposição sobre o Natal em que 13 artistas contemporâneos “mostram, nos seus diversos estilos e combinações cromáticas” várias perspetivas desta quadra, que fica disponível até dia 7 de janeiro.
No mesmo dia, a Igreja acolhe a apresentação “Entre a Terra e o Céu”, na qual 23 artistas mostram que a época em que vivemos “é um cruzamento” de várias outras “épocas, estilos e técnicas”, explica Santiago Belacqua, citado pela nota.
Por sua vez, esta exposição permanece em exibição até à Páscoa.
Para o curador, “a Arte Sacra é um processo criativo que se baseia em relatos bíblicos ou perspetivas celestiais, que dá rostos aos santos e aos milagres e serve, em muitos casos, para veneração nas igrejas, em instituições e até nos lares dos fiéis”.
“A Arte Sacra convive há milénios com a evolução artística e com os artistas que, por sua vez, são responsáveis pela inúmera vastidão de estilos e técnicas, um legado preservado pelas todas as gerações”, acrescentou.
A Igreja da Graça foi fundada em 1291 e construída ao estilo manuelino, a que se acrescentaram apontamentos barrocos no restauro, após o terramoto de 1755.
O edifício religioso está classificado como monumento nacional e, desde maio de 2023, passou a abrir ao público, diariamente, as portas do miradouro com vista para o Tejo e a cidade de Lisboa.
LJ