Celebração pediu fim da «lógica da vingança»
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 26 out 2023 (Ecclesia) – Os participantes na assembleia sinodal que decorre no Vaticano reuniram-se na última noite, para a oração do Rosário, na Basílica de São Pedro, rezando pela paz e pelas vítimas da violência.
“Basta de guerra, de violência atroz e sem sentido! Basta de ódio, que mais não faz do que alimentar mais ódio e impede de ver outros caminhos! Basta da lógica da vingança a todo o costo pelos males sofridos!”, referiram, durante a celebração presidida pelo arcipreste da Basílica, cardeal Mauro Gambetti.
A oração alertou para a “crescente desumanidade”, que torna as pessoas indiferentes “à dor e às lágrimas das crianças, dos idosos, das pessoas com deficiência e de quem não se pode defender”.
Os participantes, vindos dos cinco continentes, evocaram ainda as mulheres vítimas de violência, os marginalizados e excluídos da sociedade, bem como a crise ecológica.
Durante a celebração foi cantado o ‘Ave de Fátima’, entoado pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
Os participantes agradeceram pela experiência do Sínodo, “um processo para procurar a verdade e discernir, em conjunto, modos para servir o bem comum, à luz do Evangelho”.
A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, começou a 4 de outubro e decorre até sábado; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.
A assembleia sinodal, presidida pelo Papa, tem 365 votantes, entre eles 54 mulheres, a quem se somam, sem direito a voto, 12 representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs (delegados fraternos), oito convidados especiais e colaboradores da Secretaria-Geral do Sínodo.
A Conferência Episcopal Portuguesa está representada pelo seu presidente e vice-presidente, respetivamente D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes.
OC
Sínodo: Igreja «precisa absolutamente de escutar todos», dizem participantes