Padre Manuel José Marques, um dos responsáveis pela «Dinâmica de Ação Pastoral», explica que iniciativa vai contar com diferentes fases de implementação
Évora, 20 out 2023 (Ecclesia) – Os padres Manuel José Marques e Francisco Couto, da Arquidiocese de Évora, apresentaram o novo projeto diocesano ‘Dinâmica de Ação Pastoral’, no ‘Dia da Igreja Diocesana’.
“É um projeto para todos, todos, todos, mas sobretudo para aqueles que nunca entraram em nenhuma dinâmica, em nenhuma proposta da Igreja”, revela o sacerdote Manuel José Marques, citado pela Arquidiocese de Évora, que explica que a iniciativa tem em vista “dinamizar os leigos, as pessoas em geral que estão nas comunidades” ou fora delas.
“O Papa disse ‘na Igreja há lugar para todos, todos, todos’. Nós dizemos ‘na Igreja há trabalho para todos, todos, todos’, porque a forma de estar na Igreja, não é estar a assistir, não é estar a participar assistindo. Porque assistir, assiste-se ao teatro, ao cinema, a um espetáculo. A Igreja não tem esta vocação de espetacularidade. A Igreja tem uma missão (…) e essa missão é muito diversificada”, defendeu o responsável pelo projeto, no dia 5 de outubro.
A ‘Dinâmica de Ação Pastoral’ está pensada para um ano de trabalho, durante o qual vão decorrer “pequenas reuniões”, segundo o padre Manuel José Marques, estas sessões “são reuniões de aprender a fazer fazendo”.
“Porque muitas vezes o que nós encontramos nas comunidades cristãs é gente que acha que não é capaz, acha que não sabe, acha que não pode. ‘(…) E é preciso descobrir que ‘sou capaz, que eu se quiser também sei e que, se eu quiser, também posso’”, afirmou.
De acordo com o cónego Francisco Couto, citado pelo sítio online da Diocese de Évora, os trabalhos no primeiro trimestre vão abordar a Bíblia.
“No segundo trimestre, o tema a desenvolver será a Igreja. E, no terceiro trimestre, depois da Páscoa, será abordada a questão litúrgica e celebrativa”, informou.
Sobre a forma como o projeto, que se vai desenvolver no ano pastoral de 2023/2024, chega à comunidade, o padre Manuel José Marques adianta que vai ser feito “o convite a determinadas pessoas” nas paróquias.
“[O projeto operacionaliza-se] no contacto pessoal do convite, mas sobretudo desta abertura da própria Igreja onde cabe cada vez mais pessoas. E essas pessoas vêm já nessa dinâmica não de entrarem na Igreja para se sentarem no banco ao domingo, mas entrar na Igreja mais alargada, que é uma Igreja ativa e criativa no meio do mundo”, referiu o responsável pelo projeto ‘Dinâmica de Ação Pastoral’.
Quanto ao contributo da iniciativa nas comunidades e paróquias, o sacerdote não hesita: “Vai oferecer gente dinâmica, gente que está disponível para trabalhar, ou seja, gente aberta aos outros que encontra nos outros instrumentos criativos que melhoram a qualidade da comunidade”.
O dia da Igreja diocesana de Évora congregou centenas de diocesanos que “todos juntos” querem “revelar um novo rosto de comunidade”; a Escola Salesiana de Évora acolheu este encontro que marcou o arranque oficial do Ano Pastoral 2023-2024.
LJ
Évora: Diocesanos querem revelar um novo rosto de comunidade