«Pela Dignidade Humana: atreve-te a sonhar!» surge no âmbito do Dia Mundial dos Pobres
Porto, 19 out 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Porto lançou um concurso de ideias para assinalar o Dia Mundial dos Pobres, a 19 de novembro, desafiando os jovens “a encontrar situações criativas e exequíveis para os problemas sociais que existem”.
O convite para participar na iniciativa ‘Pela Dignidade Humana: atreve-te a sonhar!’ é feito aos jovens dos 15 aos 30 anos e advém da oportunidade que a diocese encontrou para aproveitar o “entusiasmo da JMJ”, encontrando-se muito “atenta” aos frutos que podem dar, informa o regulamento do concurso, citado pela Diocese do Porto.
“As áreas temáticas selecionadas foram inspiradas nos temas que fizeram parte da Via-Sacra da JMJ Lisboa 2023 que teve como fundo a ‘vulnerabilidade’, a fragilidade que as pessoas vivem no dia a dia”, explica ainda o regulamento.
De acordo com a nota, a iniciativa, que envolve a Irmandade dos Clérigos, a Cáritas Diocesana e a Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica no Porto, “visa assinalar o Dia Mundial do Pobre, através do empreendedorismo social jovem, fomentando a geração de ideias potenciadoras de solucionar problemas da Diocese do Porto”.
“As áreas temáticas selecionadas foram inspiradas nos temas que fizeram parte da Via-Sacra da JMJ Lisboa 2023 que teve como fundo a ‘vulnerabilidade’, a fragilidade que as pessoas vivem no dia a dia”, explica ainda o regulamento.
O concurso apresenta também objetivos específicos, nomeadamente “criar a oportunidade para que os jovens possam transformar uma ideia num projeto social exequível; incentivar os jovens a apresentar iniciativas inovadoras e viáveis com aplicabilidade na Paróquia e/ou Vigararia; contribuindo para a resolução de problemas sociais; dar continuidade à Jornada Mundial da Juventude dando protagonista aos jovens, sensibilizar aos jovens para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para os Objetivos Laudato’ Si”.
As candidaturas devem ser enviadas até 6 de novembro, sendo admitidos trabalhos individuais ou em grupo, com um máximo de cinco elementos.
A ideia deverá ser apresentada em filme/vídeo com um máximo de 3 minutos e os participantes devem aceder ao website www.diocese-porto.pt para preencher o formulário de candidatura online e enviar o vídeo a concurso por wetranfer para udip.porto@ucp.pt.
A divulgação dos resultados acontece no dia 17 de novembro, bem como a entrega de prémios que a Irmandade dos Clérigos vai patrocinar.
O valor dos prémios paras as três ideias vencedoras são respetivamente: 1ºprémio – 750 euros, 2ºprémio – 500 euros e 3ºprémio – 250 euros.
LJ/OC