Filme relata a experiência de 400 peregrinos que realizaram 140 quilómetros, em cinco dias, entre Fátima e Lisboa
Fátima, 13 out 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe hoje, pelas 15h30, a antestreia do documentário “Rezar com os pés”, que conta a história de 400 peregrinos que fizeram o percurso entre a Cova da Iria e Lisboa, rumo à JMJ Lisboa 2023, decorre, em Fátima.
O filme retrata “a incrível jornada de fé, determinação e autodescoberta vivida por um grupo de 400 peregrinos”, 360 jovens escuteiros e guias de França e 40 membros do CNE – Corpo Nacional de Escutas, de Portugal, “durante a peregrinação que os levou do Santuário de Fátima às portas da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa 2023”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela produtora da obra.
Ao longo de cinco dias e 140 quilómetros, entre 27 e 31 de julho, a peregrinação ‘Anda com Maria’ foi registada pela Agência Slideshow.
“O nome [do documentário] não foi escolhido ao acaso. É inspirado nas palavras do Cardeal José Tolentino Mendonça: ‘A parte mais importante dos quilómetros que percorrem não está em nenhum mapa: Eles caminham para um centro invisível onde pode acontecer o encontro e o renascimento’”, adianta o sítio online da revista Flor de Lis, do CNE.
Acompanhados pela Imagem de N.º 2 da Virgem Peregrina, os peregrinos caminharam por Minde, Alcanena, Pernes, Verdelho, Santarém, Cartaxo, Azambuja, Vila Nova da Rainha, Carregado, Vila Franca de Xira e Lisboa.
Aquando do fim da peregrinação, que foi marcada pela travessia do rio Tejo, Daniela Gonçalves, escuteira marítima de São Martinho do Porto, referiu, em entrevista à Agência ECCLESIA, que se tinha vivido “uma mística diferente”.
“Acompanhar a imagem peregrina de Fátima na água diz muito e orgulha os escuteiros marítimos”, destacou.
A projeção do documentário, que resultou da parceria entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Santuário de Fátima, decorre no salão da Casa Nossa Senhora das Dores.
LJ/OC
Lisboa 2023: Peregrinação da imagem peregrina de Fátima leva devoção mariana à JMJ (c/fotos)