Setúbal: Departamento da Juventude realiza encontro para «avaliar e agradecer» a JMJ 2023
Responsáveis paroquiais, vicariais e diocesano vão apontar «caminhos de futuro para a pastoral juvenil» na diocese
Setúbal, 20 set 2023 (Ecclesia) – O Departamento da Juventude/ Comité Organizador Diocesano (COD) da Diocese de Setúbal vai realizar um encontro com os responsáveis paroquiais, vicariais e diocesanos para “avaliar” a JMJ Lisboa 2023, este sábado, 23 de setembro, na Paróquia de Amora.
‘Avaliar e agradecer’ vai ser o mote deste primeiro encontro das estruturas paroquiais e vicariais da Diocese de Setúbal no período pós-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, informa o Departamento da Juventude.
Segundo a organização, este encontro pretende “avaliar” e “dar graças” pelo caminho percorrido em conjunto, “com alegria”, vão reconhecer “forças e fraquezas”, o que de positivo aconteceu e o que poderia ter sido feito de modo diferente, “apontando desde já caminhos de futuro para a pastoral juvenil da Diocese de Setúbal”.
A reunião vai ter a presença dos responsáveis dos Comités Organizadores Paroquiais (COP), Vicariais (COP) e do Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal, das diferentes áreas de atuação (pastoral, voluntariado, logística, acolhimento e outros), este sábado, dia 23 de setembro, na igreja São João Batista Scalabrini, na Paróquia de Amora.
Estes responsáveis paroquiais, vicariais e diocesanos são convidados para um almoço partilhado, a partir das 12h00, no salão da igreja, e durante a tarde realiza-se o momento de avaliação que termina com Eucaristia, presidida pelo administrador diocesano de Setúbal, padre José Lobato, pelas 17h00.
O Departamento da Juventude informa que a Missa “é aberta a todos os que desejem participar”, sobretudo a quem se envolveu na JMJ Lisboa 2023 como peregrino, voluntário ou família de acolhimento, e vão dar “graças pelo serviço e pelos frutos da Jornada Mundial da Juventude”.
A primeira edição internacional da JMJ em território português decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.
A Diocese de Setúbal foi uma das três dioceses de acolhimento da Jornada e recebeu “30 mil peregrinos e 77 encontros Rise Up (catequeses)”.
O Departamento da Juventude/COD de Setúbal contabiliza ainda que participaram na JMJ 2023 “mais de 3000 pessoas” da diocese, “entre peregrinos inscritos e voluntários”.