Intenções de oraçao pedem uma «verdadeira participação na vida da Igreja»
Cidade do Vaticano, 23 set 2023 (Ecclesia) – A Secretaria-Geral do Sínodo escreveu aos bispos católicos de todo o mundo para apelar à oração pela assembleia sinodal que se vai iniciar a 4 de outubro, no Vaticano, sob a presidência do Papa Francisco.
“A Assembleia Sinodal é, acima de tudo, um evento espiritual, de oração e de escuta do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista do evento”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A carta é assinada pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, o qual destaca que “sem Oração não haverá Sínodo”.
A Secretaria-Geral do Sínodo preparou uma “bênção solene” a ser recitada, em particular, no final das missas dominicais, juntamente com orações de intercessão para os domingos XXV e XXVI do Tempo Comum (24 de setembro e 1 de outubro), que precedem a abertura da Assembleia Sinodal.
Os católicos são convidados a rezar para que a Igreja seja “um lugar vital onde todos os homens e mulheres que esperam encontrar um sentido para a vida”.
Outra intenção de oração pede “uma verdadeira participação na vida da Igreja e seja testemunha viva e atraente da novidade do Evangelho no mundo” e que os jovens “se sintam cada vez mais envolvidos na vida e na missão da Igreja”.
O texto da bênção e das preces foi divulgado, online, pela Conferência Episcopal Portuguesa.
A Santa Sé recorda que este apelo do cardeal Grech faz parte de uma “série de iniciativas” destinadas a recordar o caráter “eminentemente espiritual” da Assembleia Sinodal, como a criação, em 2021, de um site (http://www.prayforthesynod.va) em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa e a UISG (União Internacional de Superioras Gerais)
A assembleia vai ser antecedida por uma vigília ecuménica de oração, a 30 de setembro, na Praça de São Pedro.
A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ser representada pelo seu presidente e vice-presidente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, respetivamente.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
PR/OC