Comunicação Social: Jornadas vão «questionar que impulsos e caminhos se abriram para a comunicação eclesial» com a JMJ
Jornadas, com inscrições em ecclesia.pt/jornadas2023, decorrem nos dias 21 e 22 de setembro e incluem uma comunicação do secretário do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, e dois painéis com intervenções dos jovens
Lisboa, 08 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou que a realização das Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão ser uma ocasião para descobrir os caminhos que se “abriram para a comunicação eclesial” com a Jornada Mundial da Juventude.
“Já com algumas semanas de distância daquele acontecimento, creio que importa olhar para essas novas realidades que surgiram, e questionar que impulsos e caminhos se abriram para a comunicação eclesial”, escreve D. Nuno Brás na carta/convite para as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que vão decorrer, em Fátima, nos dias 21 e 22 de setembro.
Para o bispo do Funchal, os dias das jornadas de comunicação vão ser uma oportunidade para “conhecer e pensar melhor” o que depende de cada um e de cada organismo para que o impulso da JMJ “se mantenha e ajude a melhorar estruturas, atitudes, modos de presença”.
“Ao reunir, durante uma semana, cerca de milhão e meio de jovens em Lisboa, a JMJ mobilizou, nas suas várias dimensões, a Igreja em Portugal. Fê-lo também ao nível da comunicação, fazendo surgir um conjunto de novas realidades, interrogações e respostas”, refere D. Nuno Brás
O tema das Jornadas Nacionais da Comunicação Social é “Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?”; o encontro decorre em Fátima, na Domus Carmeli, tendo no programa dois momentos de conferência e outros dois de diálogo entre os jovens sobre a comunicação.
As jornadas de comunicação começam com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, monsenhor Lucio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar” e terminam na manhã do segundo dia com a apresentação do tema “Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições”, por Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha & Vaz.
O programa das jornadas centra-se depois em dois painéis para projetar a comunicação a partir da apresentação e do debate com os jovens.
“Jovens em comunicação: experiências e futuro” é o tema do painel que decorre entre as 17h00 e as 19h00 do dia 21, contando com a participação de colaboradores na área da comunicação de três COD (Comité Organizador Diocesano) da JMJ, do WYD Don Bosco 23, Magis e do projeto 3 Milhões de Nós.
O segundo painel tem por tema “Jovens em comunicação: conteúdos e canais” e vai debater as potencialidades das redes sociais, dos evangelizadores digitais, do podcast e das transmissões em direto.
As Jornadas Nacionais de Comunicação Social são organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, um órgão da Comissão Episcopal da Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
O programa da edição 2023 das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, assim como as indicações de participação e inscrição estão no sítio da internet ecclesia.pt/jornadas2023.
PR