Igreja/Cultura: Visita guiada à Sé de Portalegre
Portalegre, 07 set 2023 (Ecclesia) – Uma visita guiada à Sé de Portalegre, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, convida a descobrir os “tesouros” da “impressionante catedral”, que teve recentemente obras de reabilitação, a partir das 15h30, deste sábado, 9 de setembro.
“As 13 capelas, as pinturas maneiristas, o claustro, as torres, os sinos, as vistas sobre a cidade”, é a proposta do Atelier de Artes de Portalegre, que promove esta visita guiada, divulga o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Conferência Episcopal Portuguesa.
Segundo o programa, no interior da “impressionante catedral” de Portalegre vão ver as capelas, pinturas, imagens e a arquitetura, visitam também o claustro, a capela de São Tiago, sobem às torres sineiras, a partir das 15h30, de 9 de setembro.
No dia 16 de março deste ano, a catedral de Portalegre reabriu após obras de reabilitação, que começaram no final do mês de janeiro de 2021, que abarcaram o edifício e o património móvel.
O projeto de reabilitação da Catedral de Portalegre teve como principal objetivo a devolução da integridade material, histórica, artística e cultural ao conjunto catedralício, incidindo com especial relevância sobre o seu património móvel e integrado (retabulística, pintura, imaginária, mobiliário, azulejaria, pintura mural, ourivesaria e metais), previamente identificado, recenseado e inventariado.
Construída a partir dos meados do século XVI (1556 – após a elevação a cidade e da criação do bispado), ao longo de 70 anos, a Sé de Portalegre sofreu obras de vulto no século XVIII (1726-1795) e, volvidos 225 anos voltou a ter obras.
Estas obras de reabilitação, integradas no projeto ‘Rota das Catedrais’, foram comparticipadas pelo FEDER a 85%, sendo a contrapartida nacional assegurada pela Diocese de Portalegre-Castelo Branco (15%).
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco lançou um concurso público para a reabilitação integral da Catedral de Portalegre, a 23 de julho de 2020, para a empreitada com um custo total estimado em 3 milhões e 300 mil euros.
CB