Iniciativa integra Festival da Juventude da JMJ
Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – O projeto ‘Canto pela Paz’, que une diferentes religiões e países na promoção de uma cultura da unidade e da paz, é uma das ofertas do Festival da Juventude que anima os dias da JMJ Lisboa 2023.
O auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, acolhe desde hoje diversos grupos musicais que, pelo canto e pela música, interagem com os jovens peregrinos que visitam Lisboa.
Filipe Dias, fundador e diretor do ‘Canto pela Paz’, assume a música como “meio de construção da paz universal e da fraternidade entre os povos, as religiões, e as denominações cristãs”.
“Os jovens são o futuro e o presente e nós queremos dizer ao mundo que desejamos a paz e estamos a construí-la, convidando todos para essa tarefa”, disse à Agência ECCLESIA.
Rafael Balão é um dos jovens envolvidos neste projeto que conheceu quando participou com um grupo de canto e se deixou marcar pelo espírito do Canto pela Paz.
“Percebi que devia fazer parte deste caminho de construção de paz através da juventude pois, no futuro, seremos os adultos”, indica.
Carolina Piedade reconhece a existência de barreiras e diferenças que continuam a dividir os povos, mas descobriu na música “uma ferramenta para a unidade”.
Neste Festival da Juventude, estava também o grupo espanhol “Mosaico”.
David Aguado que é um dos membros, revela que a escolha do nome foi a tentativa de levar as pessoas a valorizar as diferenças e as identidades pois, no seu conjunto, revelam a beleza da humanidade.
O destaque da tarde ia para a formação italiana ‘Gen Verde’, o grupo feminino internacional do Movimento dos Focolares que percorre o mundo num projeto de evangelização pela música.
À Agência Ecclesia, Nancy Uelmen justificou a mais recente música do grupo “A Girl on a Mission” composto a partir do tema da JMJ Lisboa 2023.
“Esta rapariga é Maria e sentimos que devemos tê-la como modelo, a sua capacidade de ir ao encontro dos irmãos para lhes levar Deus”, diz a autora da letra e da música.
“Também nós, no Gen Verde, nos sentimos estas raparigas com uma missão”, acrescenta.
Adriana Martins, também do ‘Gen Verde’, destaca as atuações que o grupo tem efetuado em Portugal por estes dias: “Recordo Braga onde tivemos uma experiência fantástica. Sentimos os jovens verdadeiramente com a JMJ no coração”.
O ‘Canto pela Paz’ tem como objetivo proporcionar ações que promovam o relacionamento entre religiões, igrejas e culturas, onde as crianças e os jovens possam ser protagonistas e agentes de mudança de paz e de unidade, através do canto, da música, da arte.
HM/OC