JMJ 2023: Exposição «Descobrir Luísa Andaluz» volta a Santarém para ser visitada pelos jovens
Santarém, 25 jul 2023 (Ecclesia) – A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima inaugura, esta terça-feira, a exposição Itinerante “Descobrir Luiza Andaluz”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, a partir das 17 horas.
“A exposição que tem percorrido Portugal e o estrangeiro desde 2018, retoma a Santarém no ano em que se celebra o Centenário da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e Cinquentenário da morte de Luiza Andaluz”, informa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A irmã Mafalda Leitão, coordenadora do centro de Conhecimento Luiza Andaluz, contou também à Agência ECCLESIA que esta exposição “fazia todo o sentido” voltar a Santarém e estar disponível para os jovens peregrinos.
“Luiza é uma das patronas da JMJ na diocese de Santarém, estamos a celebrar 100 anos de fundação e 50 anos da morte de Luiza Andaluz, por isso faz todo o sentido que os jovens peregrinos que passem por Santarém possam descobrir esta figura, a exposição vai estar patente até fim de agosto”, informa a religiosa.
Neste acontece um painel para dar a conhecer Luiza e o impacto que teve para a cidade de Santarém, composto por Florbela Paulino – alumni do colégio Andaluz sobre “o impacto que Luiza teve no seu ensino”; Luísa Cotrim – representante da Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire sobre “A relação de Anselmo Braancamp com Luiza Andaluz”; padre Bruno Duarte Filipe – Pároco de Fazendas de Almeirim sobre “A espiritualidade de Luiza” e Dina Henriques, SNSF – Fundação Luiza Andaluz sobre “O desenvolvimento socioeducativo de Luiza”.
A exposição itinerante “Descobrir Luiza Andaluz”, ficará disponível para visita até dia 31 de agosto, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta das 9h30 às 18h00.
SN