Responsável pelo Comité Organizador Diocesano conta que já estão a receber 480 peregrinos do Guatemala, Brasil, El Salvador, Timor, Cabo Verde e da Nicarágua
Évora, 25 jul 2023 (Ecclesia) – Nuno Camelo, responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Évora, contou hoje à Agência ECCLESIA que a cidade “está cheia das cores da JMJ” e que já acolheram peregrinos do Guatemala, Brasil, El Salvador, Timor, Cabo Verde e da Nicarágua.
“Os Dias na Diocese (DND) só começa a 26 de julho mas já recebemos peregrinos desde o dia 20 de julho, tiveram de chegar mais cedo, muitos por causa de voos, acolhemos já 480 peregrinos de vários países, do Guatemala, Brasil, El Salvador, Timor, Cabo Verde e da Nicarágua”, adiantou.
Para Nuno Camelo, estes acolhimento antecipado foi “fruto de muito planeamento assertivos e estruturado”, que permite a melhor solução.
“Tivemos de nos organizar para receber e de preparar as melhores soluções de alojamento, alimentação e transporte, para os levar depois para as paróquias de acolhimento nos DND”, descreve.
Os próximos dias vão ser alinhados com as sutoridades de saúde e Proteção Civil, que dão ao responsável a sensação de ser “um belíssimo teste para o que vier nos DND”.
“Já estive com todos os grupos, eu e o padre Fernando, estamos a receber todos estes peregrinos, recebemos no check-in para saber nominalmente quem são, temos a preocupação de os identificar com uma pulseira, identificação e fornecer contactos de emergência”, indica.
O entrevistado destaca que os grupos trazem “o ânimo em alta”, reforçando que há “grupos que fizeram 22h de viagem, sem interrupções, e é como se o Papa estivesse à sua espera, é um ânimo contagiante”.
Para o povo alentejano têm sido dia “de tomar o pulso”, cruzarem-se pelas ruas com alguns peregrinos e “deixarem-se contagiar”.
Têm sido dias muito bem vividos, posso dizer que é um bom aquecimento para os dias nas dioceses mas também para os dias que se vão viver em Lisboa na semana da JMJ”.
Para Nuno Camelo surge a grande preocupação do dia 26 de julho, início dos DND.
“É um dia de viragem muito importante para nós, dia de saída destes peregrinos para as suas paróquias de acolhimento e outros que chegam, serão cerca de 1500 jovens que vão chegar a Évora para viver os DND, não podemos descurar a despedida de uns e o acolhimento de outros”, aponta.
Os Dias nas Dioceses, encontro de jovens que decorre antes da JMJ Lisboa 2023, vão receber mais de 67 600 peregrinos provenientes de mais de 120 países e cinco continentes; a iniciativa envolve 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, com propostas culturais e religiosas em várias comunidades de acolhimento.
A organização da JMJ destaca a presença de peregrinos vindos de países com tradição na JMJ e que já receberam este encontro, na Europa, bem como dos países lusófonos.
SN/OC
JMJ Lisboa 2023: Arquidiocese de Évora vai acolher 7500 jovens de 31 países