«Onde as pessoas estão também nós estaremos. Os nossos missionários, as pessoas que vão colaborar, vão chamar essas pessoas que passam» – Padre Carlos Silva
Lisboa, 21 jul 2023 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Cristo Rei, em Almada, apresentou hoje a ‘Pré JMJ’, de oração e atividades lúdicas, “uma oferta para todos” os que visitarem este local da Diocese de Setúbal, entre 24 e 31 de julho.
“Vamos ter um programa diário que é uma oferta para todos os que nos vão visitar, para os jovens que estão nas imediações, e na diocese, e também aqueles que nos visitam, que não vêm com o intuito principal de participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Queremos oferecer a possibilidade de fazer um encontro com Jesus Cristo”, explicou o padre Carlos Silva, em entrevista à Agência ECCLESIA.
O Santuário de Cristo Rei, em Almada, preparou uma ‘Pré Jornada Mundial da Juventude (JMJ)’, que tem um programa diário no “incrível espaço” do seu miradouro, com vista para o rio Tejo e Lisboa, onde vão ter duas tendas, “cada uma com capacidade para albergar cerca de 200 pessoas”.
O reitor explica que na tenda da adoração, que se “destina a ser um local de culto no exterior onde as pessoas passam”, vão celebrar diariamente a Missa, têm adoração ao Santíssimo Sacramento, e a possibilidade de Reconciliação (confissão).
“Onde as pessoas estão também nós estaremos. Os nossos missionários, as pessoas que vão colaborar e participar nesta missão, vão chamar essas pessoas que passam ali, umas que vêm no desconhecido, sem saber o que acontece, para entrarem, para rezarem, e no fundo uma experiência de fé”, desenvolveu.
Na outra tenda, “a tenda dos eventos”, o padre Carlos Silva assinala que vão propor “atividades mais lúdicas, com algum entretenimento”, como teatro, concertos de música, e também testemunhos, “no fundo tudo o que os jovens procuram”, o Santuário de Cristo vai ter para “oferecer” numa experiência que querem que seja “integralmente de fé, mas naquele cenário que é muito particular”.
O programa desta pré-Jornada Mundial da Juventude, na semana anterior ao encontro mundial de Lisboa, inclui no dia 28 de julho uma vigília de oração ao ar livre à noite, no espaço do miradouro, “para todos os jovens da diocese, e outros que queiram participar”; já no dia 30, o Pavilhão de Nossa Senhora do Rosário recebe um concerto de música sacra.
“Procuramos que a nossa diocese possa convidar, neste âmbito artístico, algumas pessoas para ter a sua participação nisto que são de alguma maneira umas Jornadas Mundiais da Juventude no nosso recanto do Santuário de Cristo Rei”, acrescentou o reitor.
Segundo o padre Carlos Silva, quando começaram a preparar esta missão, há dois anos, a ideia foi que “todas as pessoas” que passam no Santuário de Cristo Rei sejam provocadas “para se encontrarem com Jesus Cristo”, mesmo as que vão com “o intuito turístico” serão “convocadas para estas jornadas”.
A primeira edição internacional de uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai realizar-se de 1 e 6 e agosto de 2023, em, Lisboa, sob a presidência do Papa.
O reitor do santuário nacional de Cristo Rei, em Almada, assinala que “a maior parte das pessoas” que ali passam “procuram outra realidade, fazem outro tipo de experiência”, e a aposta tem sido “na organização e reorganização” do próprio espaço para que “fale do mistério de Deus”, e complementar os “elementos atrativos” de natureza, com a “proposta dos elementos estruturais da fé”, como a Via-Sacra, algumas imagens, e que tudo esteja “interligado e seja uma só mensagem, uma só voz do santuário”.
HM/CB/OC
Setúbal: Santuário de Cristo Rei organiza «pré-jornada» JMJ 2023, no miradouro