Lisboa, 11 jul 2023 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) reuniu o seu conselho nacional para uma reflexão sobre o apostolado e a missão do Movimento, bem como sobre as comunicações/redes sociais, e projetaram o plano de ação para 2023/2024.
“A ACR reafirma a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do Movimento, como uma mais-valia pelo percurso de formação e comunhão, bem como pelo incentivo à ação no meio, nomeadamente através da Campanha de Solidariedade ‘Cinco pães e Dois peixes’”, refere um comunicado da organização, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Do programa de 2023/2024, a Ação Católica Rural em Portugal propõe recriar tempos e espaços de “Revisão de Vida como parte essencial da vocação e missão”, “viver a experiência da sinodalidade numa dupla dimensão”: aproximar/unir os grupos da ACR para aprofundar a sua identidade e aproximar/unir os grupos da comunidade eclesial, construindo o Reino de Deus com todos”.
A ACR informa que também quer no próximo ano pastoral “recriar as oportunidades de formação”, para saberem “dar ‘razões da fé’ aos outros”, e “recriar formas de comunicação e anúncio do Evangelho”, através da ação pessoal e dos meios digitais.
Neste contexto, o comunicado do conselho nacional informa também que reassumiram a Revista Mundo Rural, que celebra 60 anos neste ano de 2023, como “órgão de comunicação, informação e formação integral” para os seus militantes e para os simpatizantes deste movimento.
O Conselho Nacional da ACR reuniu representantes das 11 dioceses portuguesas onde o movimento está implementado – Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu – e a equipa nacional, nos dias 6 e 7 de julho, na Casa Rainha do Mundo, em Gouveia, na Diocese da Guarda.
O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à Eucaristia desta reunião, enquanto o assistente nacional da Ação Católica Rural, o padre Hélder Gonçalves, refletiu sobre a pergunta ‘Que Movimento queremos ser hoje’, que convidou os presentes a pensar sobre “a noção de tempo, passado, presente e futuro, com o método de Revisão de Vida: ver, julgar e agir”.
‘Recriar Caminhos: Aproximar Pessoas’ é o tema do triénio 2022-2025, deste movimento da Igreja Católica em Portugal; a campanha nacional de solidariedade ‘Cinco pães e dois peixes’ surgiu durante a pandemia para apoiar famílias e pessoas em dificuldades.
A Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; é um movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da ação católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de “Revisão de Vida” – ver, julgar, agir.
CB/OC