Francisco vai ser acompanhado, na Capelinha das Aparições, por jovens doentes e reclusos
Fátima, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima divulgou hoje um convite aos peregrinos, pedindo que se unam ao Papa Francisco na visita que vai fazer à Cova da Iria, a 5 de agosto, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.
“Estamos a um mês da visita do Santo Padre ao Santuário de Fátima. Tivemos grande gosto e alegria em acolher o Papa Francisco por ocasião do Centenário das Aparições e acolhemo-lo agora, no contexto da Jornada Mundial da Juventude, com igual satisfação. Estamos a fazer tudo para o acolher bem, mas também gostaríamos de ter um Santuário cheio para o acolher e receber”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem divulgada pela instituição.
O sacerdote assume o desejo de contar com “muitos peregrinos” na próxima visita do Papa à Cova da Iria, a primeira que acontece fora do quadro das celebrações do 13 de maio, em Fátima.
“Deixo o convite a que venham rezar com ele. Mais próximo dele, a rezar na Capelinha, estarão jovens doentes e jovens reclusos. Vão rezar com o Papa, mas também nós somos convidados a rezar com ele, aqui no Santuário. Contamos convosco”, conclui.
A chegada de Francisco a Fátima, no dia 5 de agosto, está prevista para as 09h00, na Capelinha das Aparições, onde vai presidir a um momento de oração, após percorrer o Recinto de Oração, em automóvel.
Depois da oração do Terço, o Papa vai dirigir uma palavra aos peregrinos presentes, antes de regressar a Lisboa.
“Embora curto, o programa será intenso e cheio de significado dado que Francisco virá à Cova da Iria por vontade expressa desde que se soube da realização da JMJ em Lisboa”, sublinha o santuário de Fátima.
A instituição está a organizar um conjunto de iniciativas para acolher os jovens que se deslocarão a Lisboa, passando pela Cova da Iria, tanto antes como após a JMJ (1 a 6 de agosto) 2023.
“Além de uma ‘Aldeia Jovem’ onde acolherá os jovens, possibilitando-lhes facilidades de pernoita (em regime de acantonamento e acampamento) e alimentação, o Santuário organizou um conjunto de seis Caminhos de Peregrinação para chegar a Fátima a pé, com base nos percursos de peregrinação já consagrados e devidamente sinalizados”, adianta a nota divulgada online.
OC