D. José Ornelas agradece «disponibilidade» do novo vigário-geral e ao padre Jorge Guarda «o excelente serviço», nestas funções, durante 25 anos
Leiria, 01 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima informou que convidou o padre Manuel Armindo Pereira Janeiro para assumir a “importante função de vigário-geral” diocesano, após ter consultado os membros do clero, e do pedido do padre Jorge Guarda “para ser substituído”.
“Agradeço ao padre Manuel Armindo Janeiro a disponibilidade para aceitar a missão que agora lhe é confiada, ao serviço da nossa Diocese. Que o Senhor abençoe este novo serviço que a Igreja lhe pede, em tempos desafiadores de necessária transformação pessoal e pastoral, para caminharmos, como Igreja sinodal,”, escreveu D. José Ornelas, na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo diocesano informa que o novo vigário-geral diocesano vai assumir as novas funções, no dia 23 de julho, domingo, durante a Eucaristia da 19h00, na Sé de Leiria.
O padre Armindo Janeiro, de 58 anos de idade, presbítero incardinado da diocese de Leiria-Fátima, é pároco de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, administrador paroquial da Gondemaria, presidente da direção da Casa Diocesana do Clero e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral.
Licenciado em Teologia Fundamental, o novo vigário-geral diocesano é natural de Ruge Água (Freixianda) entrou para o Seminário, em 1976, foi ordenado presbítero a 29 de julho de 1990, na catedral de Leiria, por D. Alberto Cosme do Amaral.
O padre Armindo Janeiro, desde a ordenação sacerdotal, exerceu diversas funções, como vigário paroquial de Leiria, assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Movimento Católico de Estudantes (MCE), foi também diretor da Escola de Formação de Leigos (2000-2005), e o primeiro responsável de uma comissão promotora e instaladora do Centro de Formação e Cultura, diretor do Departamento do Património Cultural (2001-2013), e reitor do Seminário Diocesano de Leiria (2005-2013).
D. José Ornelas informa também que o atual vigário-geral da diocese, o padre Jorge Manuel Faria Guarda, que serviu a Igreja de Leiria-Fátima nestas funções durante 25 anos, “pediu para ser substituído”, para se dedicar ao “cuidado pastoral direto do povo de Deus”.
“Estou-lhe, de modo especial, pessoalmente grato pelo acolhimento fraterno, amigo e eficaz deste ano e meio, desde o primeiro dia que assumi o serviço de bispo na Diocese”, acrescenta, agradecendo ao padre Jorge Guarda “muito reconhecidamente o excelente serviço que prestou à Igreja diocesana, com toda a dedicação”.
CB