Santarém: Símbolos da JMJ percorrem a cidade até às Portas do Sol
Santarém, 22 jun 2023 (Ecclesia) – A diocese de Santarém vai promover celebração de Eucaristia com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, este domingo, pelas 18h30, depois de procissão pela “cidade até às Portas do Sol”.
“A Diocese de Santarém celebra eucaristia com a presença dos símbolos da JMJ, no domingo, no largo do Seminário, em Santarém, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, e pelo bispo de Santarém, D. José Traquina”, revela comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A celebração acontece pelas 18h30 e faz parte do programa da peregrinação dos símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, “na vigararia de Santarém, que começou esta quarta-feira, com a entrega feita pela vigararia de Almeirim, e se estende até segunda-feira”.
Segundo a nota, a “cruz e o ícone vão chegar à cidade de Santarém este domingo, pelas 10h30, onde serão recebidos na rotunda Madre Andaluz e irão em procissão pela cidade até às Portas do Sol, com hora prevista de chegada pelas 13h00 e conta com a participação de associações e entidades locais”.
Na peregrinação na vigararia de Santarém, os símbolos “vão participar na procissão anual do Vale de Santarém em honra de Nossa Senhora da Expectação, esta sexta-feira à noite, e na procissão em honra de S. João Batista, no sábado à tarde no Cartaxo”.
Os símbolos, em peregrinação na Diocese de Santarém durante todo o mês de junho, serão entregues à Diocese de Lisboa, no dia 30 de junho, na paróquia de Alcobertas.
“Santarém é a penúltima Vigararia a receber os símbolos, entregando, por fim, à Vigararia de Rio Maior a 26 de junho, onde a 30 de junho vão ser entregues à Diocese de Lisboa, na paróquia das Alcobertas”, adianta.
SN