Livro tem apresentação marcada na Feira do Livro de Lisboa
Lisboa, 07 jun 2023 (Ecclesia) – A obra ‘Bento XVI – Uma Vida’ vai ser apresentada este sábado, na Feira do Livro de Lisboa, apresentando episódios que acompanham “momentos da história únicos”.
“Houve acontecimentos, tanto no mundo como na Igreja, importantes e grandiosos que o Papa Bento XVI viveu”, disse à Agência ECCLESIA o padre Duarte da Cunha, pároco de Santa Joana Princesa, em Lisboa, responsável pela apresentação do livro.
Na obra de Peter Seewald, jornalista alemão, o autor realça que nos 95 anos de vida, Joseph Ratzinger viu “desfilar os mais variados acontecimentos da História” e a sua participação “corajosa e luminosa” no Concílio do Vaticano II dirigiu para si as atenções de “muitos dentro da Igreja, sendo nomeado arcebispo e cardeal pouco mais de uma década depois da conclusão do concílio”.
A obra, com dois volumes e com a chancela da Paulus Editora, recorda a “atualidade e o brilhantismo” do pensamento de Bento XVI que faleceu a 31 de dezembro de 2022.
“Ele começa a escrever muito cedo, e na década de 50 já escreve sobre Santo Agostinho e São Boaventura”, frisou o padre Duarte da Cunha.
A teologia de Bento XVI é “muito marcada por esta procura de Deus e a relação entre a fé e a razão”, disse o sacerdote numa entrevista ao Programa ECCLESIA emitida esta quarta-feira, na RTP2.
Como Papa de uma “época de transição”, Bento XVI é tanto “o final do antigo quanto o começo de algo novo, um construtor de pontes entre mundos” e “mostrou que a religião e a razão não são antagónicas”, sublinhou o padre Duarte da Cunha.
“Junto dele, todos sabiam que o que ele anunciava podia ser incómodo, mas correspondia fielmente ao ensinamento do Evangelho, à continuidade com os Padres da Igreja e às reformas do Concílio do Vaticano II”, completou.
Nos primeiros meses deste ano, a paróquia de Santa Joana Princesa, em Lisboa, promoveu os ‘Encontros sobre Bento XVI’ com a presença de vários convidados.
PR/LFS/OC