«Os vários arciprestados e as diferentes comunidades revelam uma Igreja em comunhão», assinala o padre Domingos Santos
Boticas, 06 jun 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real mobilizou as comunidades católicas para o ‘Dia da Diocesano 2023’, que marcou uma “nova viragem e uma ‘ideia nova’” na comunhão com a Igreja, e juntou os jovens em preparação para JMJ Lisboa 2023.
“A presença dos jovens foi sem dúvida a grande novidade do tradicional festejo do dia diocesano e já uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, a realizar de 1 a 6 de agosto, em Lisboa”, assinala a Diocese de Vila, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O padre Domingos Santos explica que a preparação da juventude de Vila Real para o “grande encontro de jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco” – JMJ Lisboa 2023 – ficou marcada pelos temas que refletiram, pela Vigília de Oração, na igreja de Nossa Senhora da Livração, o acantonamento no Pavilhão Multiusos de Boticas, a visita a instituições e pelo interagir “com jovens de diferentes comunidades”.
Segundo a Diocese de Vila Real, o dia de juntar as comunidades católicas deste território, que é festa, encontro e partilha, marcou uma “nova viragem e uma ‘ideia nova’” na comunhão com a Igreja Diocesana, este sábado e domingo, dias 3 e 4 de junho, em Boticas, no Arciprestado do Alto Tâmega.
Do programa, que foi adaptado às previsões de mau tempo na região, destaca-se também o plenário realizado na manhã deste domingo, e a iniciativa de libertar uma coruja recuperada, de “grande significado com a presença dos jovens”, que deu mote para o primeiro tema da proteção da natureza, assente na Encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco.
A ‘Economia de Francisco’ (EoF) foi um dos temas em reflexão, numa conferência sobre “a justa economia no mundo”, tão perto de cada pessoa e “mesmo em cada um”; O movimento ‘Economia de Francisco’, que também existe em Portugal, nasceu após a convocatória lançada pelo Papa Francisco a “jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo”, em maio de 2019, para um encontro em Assis.
No contexto da preparação para a primeira edição internacional de uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, ouviram o “testemunho incrível” de quem participou na JMJ em Roma, no ano 2000.
O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, presidiu, na tarde deste domingo, à Eucaristia de encerramento do ‘Dia da Diocese’, com “grande parte do clero”, das bandeiras das comunidades paroquiais, que expressam “unidade na diversidade”.
“Os vários arciprestados e as diferentes comunidades revelam uma Igreja em comunhão”, concluiu o padre Domingos Santos.
CB/OC