Cardeal presidiu à Missa de corpo presente da sua mãe, Maria de Fátima Calaça
Machio, Madeira, 05 jun 2023 (Ecclesia) – O cardeal Tolentino Mendonça presidiu este domingo à Missa de corpo presente da sua mãe, Maria de Fátima Calaça, que faleceu na sexta-feira, aos 88 anos de idade, apelando à valorização dos mais velhos.
“Olhem para os nossos idosos como uma força de vida muito grande, porque nós vivemos numa grande mudança de época, sabemos como se valoriza muito a produção, se valorizam muito todas as ferramentas que agora existem e muitas vezes se esquece a humanidade”, referiu o prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação (Santa Sé), na homilia da celebração.
O responsável, citado pelo ‘Jornal da Madeira’, da Diocese do Funchal, evocou o percurso da sua mãe, nascida num “mundo diferente”.
“Hoje ter 88 anos é como ter duzentos ou trezentos, porque o mundo mudou tanto, mas essas pessoas são um depositário de humanidade, de memória, de tradição de conhecimento de um modo de ver e discernir a realidade, isso é um tesouro muito grande”, indicou D. José Tolentino Mendonça.
A velhice é também um recurso humano de que nós precisamos muito, para nos reconciliarmos mais profundamente com a vida, com aquilo que ela é”.
A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e por vários outros membros do clero madeirense.
O cardeal Tolentino Mendonça falou da sua mãe como alguém capaz de “embalar a vida de a gerar e acompanhar e ver tudo com outros olhos, os olhos de amor e era assim que ela via”.
OC