Delegação de 25 jovens vai conhecer o trabalho local e participar «em atividades de serviço»
Lisboa, 02 jul 2023 (Ecclesia) – A rede mundial Cáritas vai participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, com momentos específicos de partilha com os peregrinos e voluntários, e nos ‘Dias nas Dioceses’, na semana anterior, com uma delegação de 25 jovens.
“Esta será uma oportunidade para os peregrinos, nos dias que antecedem o Encontro Mundial, de conhecerem o trabalho local da Cáritas e participarem em atividades de serviço”, explica a Cáritas Portuguesa, em nota divulgado online.
Os ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 31 de julho, vão realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, a Confederação Cáritas vai estar presente com uma delegação de 25 jovens, que representam “cada região do globo, e com um grupo de 70 voluntários das Cáritas diocesanas em Portugal.
A Cáritas Portuguesa assinala que, nesta semana, os jovens peregrinos vão ser integrados nas comunidades paroquiais das várias dioceses, onde vão conhecer “as Cáritas Diocesanas e os seus projetos”, para além da região que os acolhe, a Igreja local e as suas especificidades.
A Confederação Cáritas vai estar presente na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com três momentos principais – o ‘Cáritas-Juventude’, a Feira Vocacional e um encontro para membros da organização – com eventos culturais, religiosos e desportivos.
O evento ‘Cáritas-Juventude’ vai envolver os peregrinos “na missão e identidade da Cáritas”; o stand na Feira Vocacional da JMJ, em Belém, vai apresentar a ação da organização católica de solidariedade e ação humanitária, em todo o mundo.
A instituição vai também dinamizar um encontro da família Cáritas, uma oportunidade para “promover o intercâmbio e a relação entre colaboradores e jovens voluntários” que vão participar na Jornada Mundial da Juventude e que poderão “fortalecer relações e pensar projetos no mesmo espírito da identidade e missão da Cáritas”.
A Cáritas Portuguesa recorda que uma delegação da rede Cáritas participou no Encontro Internacional Preparatório JMJ, no Santuário de Fátima, de 17 a 19 de outubro de 2022, representada por responsáveis de áreas ligadas ao setor da juventude na ‘Caritas Internationalis’, Cáritas Europa e Cáritas Líbano.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 registou até ao momento cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos, dos quais 400 mil na fase 2 de inscrição e 200 mil com inscrição completa, representantes de 184 países.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; apesar de ter uma “identidade claramente católica”, está aberto a todos, “estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja”, independentemente da cultura, raça, sexo, religião ou situação socioeconómica.
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana, pretende proporcionar, a cada participante, momentos significativos e de forte cariz existencial, tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
CB/OC