Coimbra, 31 mai 2023 (Ecclesia) – O padre António Sousa, da Diocese de Coimbra, faleceu na madrugada de 31 de maio de 2023.
O sacerdote nasceu a 29 de maio de 1937, na freguesia do Alqueidão, concelho da Figueira da Foz e entrou para o Seminário menor da Figueira da Foz em outubro de 1948 e, terminado o curso de teologia no Seminário Maior de Coimbra foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1961, na Sé Nova de Coimbra por D. Ernesto Sena de Oliveira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O seu ministério sacerdotal foi exercido como secretário da cúria diocesana (1961); assistente eclesiástico da Cáritas Diocesana de Coimbra (1967); presidente do Secretariado Diocesano das Migrações (1967); presidente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra (1982); pároco de Santa Clara (2005) e capelão da Confraria da Rainha Santa Isabel (2011).
Durante 38 anos, pela sua visão, dedicação e persistência, o padre António Sousa foi o rosto visível de grande parte da ação social da Diocese de Coimbra conduzindo os destinos da Cáritas Diocesana de Coimbra.
Depois destes longos anos ao serviço da Cáritas no amor solidário e cristão levado, inclusivamente, aos espaços mais distantes da diocese, o seu amor à Igreja levou-o a manifestar ao seu bispo a disponibilidade para continuar a servir, agora como pároco. Tinha então 68 anos de idade e tornava-se, pela primeira vez na sua vida, pároco.
O seu funeral está marcado para esta quinta-feira, dia 01 de junho, pelas 11h00 na Igreja do Mosteiro da Rainha Santa Isabel em Santa Clara sob a presidência de D. Virgílio do Nascimento Antunes.
O seu corpo irá a sepultar no cemitério do Paião.
LFS