Milhares de polícias mobilizados para acompanhar encontro mundial de agosto
Lisboa, 29 mai 2023 (Ecclesia) – O diretor nacional da PSP e o chefe do Estado-Maior da Armada visitaram hoje a sede da Fundação JMJ Lisboa 2023, abordando as colaborações em curso na organização do encontro mundial, em agosto.
Manuel Magina da Silva, responsável da Polícia de Segurança Pública, adiantou aos jornalistas que 10 mil agentes vão estar mobilizados para a segurança e policiamento da Jornada Mundial da Juventude, falando num evento “sem precedentes” em Portugal.
O diretor nacional da PSP precisou que o objetivo é “garantir que o comandante do Cometlis vai estar na máxima capacidade operacional e com todos os recursos que precisa”.
“Teremos nesse período vários polícias de vários países, inclusive na componente da Interpol e Europol que estarão cá para prestar todo o apoio que for necessário, ao nível das informações e avaliações de risco”, acrescentou.
D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, agradeceu “o empenho, a dedicação e a entrega” na preparação do encontro, destacando a intenção de que se “diminuam os constrangimentos” que derivam da presença de mais de um milhão de participantes.
Já o almirante Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada, adiantou que a Marinha vai prestar apoio logístico e de segurança da Jornada Mundial da Juventude.
“Nós temos muitos meios que estão disponíveis quer logísticos, em termos de apoio logístico, quer em termos de apoio à segurança do evento”, disse aos jornalistas.
D. Américo Aguiar agradeceu a visita e a colaboração das Forças Armadas, na preparação para o encontro mundial.
“Os nossos chefes de equipa de voluntários estão a ser formados com o selo da Marinha”, acrescentou.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
OC